auto_awesome

Noticias






18 de maio – Dia de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes


Data de Publicação: 18 de maio de 2020


WhatsApp Image 2020-05-18 at 12.22.0918 de maio é um dia de muita importância para a Psicologia e para todos que militam pelo respeito aos direitos humanos, pois além de Dia da Luta Antimanicomial é também o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Este dia foi instituído oficialmente no país através da lei federal nº 9.970, de 17 de maio de 2000. Ou seja, já se passaram 20 anos desde promulgada esta lei que visa lembrar a importância de mobilizar e conscientizar toda a sociedade e os órgãos públicos para que crimes contra crianças e adolescentes não aconteçam.

E esta data não foi escolhida aleatoriamente, pois foi em 18 de maio de 1973 que Araceli, uma menina de apenas oito anos, foi sequestrada, drogada, estuprada e morta por um grupo de jovens de classe média alta de Vitória (ES). Seu corpo foi encontrado carbonizado dias depois do desaparecimento e, apesar da natureza hedionda do crime, seus responsáveis ainda hoje seguem impunes.

O caso Araceli, como ficou conhecido, chocou o Brasil e, longe de ser uma ocorrência isolada, representa uma triste realidade, ainda hoje muito comum em nosso país, que culturalmente coisifica a mulher e a criança, entre outros.

Até mesmo a utilização da palavra “abuso”, que significa excesso de uso de alguma coisa, desumaniza a criança e o adolescente, corroborando, por meio da linguagem, a objetificação das vítimas.

Assédio e exploração sexual de crianças e adolescentes são crime. Mobilize-se, denuncie! Basta ligar para o Disque – Denúncia (digite 100): a ligação é gratuita, a denúncia é anônima! Mudar essa triste realidade depende de todas (os) nós!

 



WhatsApp-Image-2020-05-18-at-12.22.09-300x300.jpeg