auto_awesome

Noticias






CORONAVÍRUS: COMUNICADO À CATEGORIA


Data de Publicação: 14 de março de 2020


89750917_502092977348000_2636536107818287104_nO Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro vem informar e orientar as psicólogas e psicólogos sobre o papel da Psicologia e as estratégias de atuação profissional em função da pandemia da Covid-19.

Após tomar medidas preventivas internamente, estão mantidas as atividades internas da Autarquia, porém foram suspensos os eventos previstos para ocorrerem durante o mês de março, inclusive as cerimônias de entrega de Carteira de Identidade Profissional (CIP).

Entregas de CIP

Diante da impossibilidade da entrega da CIP presencialmente, o CRP-RJ enviará, por email, Declaração com número de registro do profissional, para que o mesmo possa estar habilitado a atuar como psicóloga (o) legalmente. Após a normalização dos procedimentos adotados, o CRP-RJ reagendará as entregas de CIP pendentes.

Atendimento a Categoria

Os atendimentos nas Subsedes do CRP-RJ (Baixada, Região Serrana, Niterói e Norte-Nororeste), não terão funcionamento presencial, somente por telefone ou e-mail.

Na Sede, solicita-se que compareçam apenas em casos de urgência, como forma de evitar aglomeração. Priorizem o contato através de telefone e e-mail.

Prática Psi

Diante da pandemia da Covid-19, reconhecida pelo decreto da Organização Mundial de Saúde (OMS), na última quarta-feira, dia 11 de março de 2020, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) reforça que constitui possibilidade de exercício profissional a atuação em emergências e desastres, em contextos clínicos, em políticas de assistência social e em demais políticas públicas. Nesse sentido, o Sistema Conselhos de Psicologia presta as seguintes orientações à categoria profissional:

A(O) profissional deverá observar recomendações do Ministério da Saúde, OMS, Secretarias de Saúde e autoridades civis sobre eventuais possibilidades de quarentena, resguardo, isolamento. Para fins laborais, deverá seguir a legislação vigente referente a atestado de afastamento;

Recomenda-se a prestação de serviços em locais ventilados, não fechados, que permitam manter distância de um a dois metros entre pessoas, se possível. Até o momento, não há orientação das autoridades para suspensão de atividades;

Possibilidade de Atendimento Online

Caso a(o) profissional opte pela prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologia da informação e da comunicação, como o atendimento on-line, deverá seguir as orientações da Resolução CFP nº 11/2018, em especial à necessidade de realização de cadastro junto ao seu Conselho Regional de Psicologia (CRP);

Para realizar o atendimento online o profissional precisa se cadastrar no e-psi. Para realizar seu cadastro clique aqui: https://e-psi.cfp.org.br/cadastre-se/…

Em conformidade com o Decreto do Governo Estadual número 46.970 de 13 de março de 2020, sob medidas temporárias de prevenção ao Covid-19, o CRP-RJ autoriza aos profissionais que decidirem pelo atendimento online, que possam realizá-lo, em caráter provisório, mediante a realização de cadastro prévio no e-psi. Após a normalização desses procedimentos de segurança, o profissional deverá encerrar esse tipo de atendimento e aguardar a aprovação do seu cadastro no e-psi;

Se houver dúvidas sobre o atendimento on-line ou sobre o cadastro, procure orientações junto a Comissão de Orientação e Fiscalização, através do e-mail: [email protected].

As ações da(o) psicóloga(o) devem contribuir para:

Orientar sobre aspectos de higiene que visem a minimizar riscos de contaminação; orientar sobre eventuais mudanças de hábitos e possíveis implicações emocionais advindas dessas mudanças;

Abordar, quando necessário, implicações emocionais de uma possível quarentena e de aspectos psicológicos do isolamento, em especial de pessoas idosas;

Exercer a profissão segundo os princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo, prestando informações precisas de modo a não causar pânico.

Fique atento aos canais de Comunicação!

O Conselho está acompanhando as orientações das autoridades sanitárias para, assim, avaliar a necessidade de outras medidas a serem tomadas e manterá todas as informações necessárias disponíveis no site e mídias sociais.

Para facilitar o acesso a informações sobre o Coronavírus Covid-19 e combater a propagação de notícias falsas, o Ministério da Saúde desenvolveu aplicativos com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto. Os aplicativos estão disponíveis para os sistemas operacionais iOS e Android.

A OMS também disponibilizou informações das principais dúvidas sobre a Covid-19 e a Fiocruz divulgou seu Plano de Contingência diante da pandemia do novo coronavírus.

Contato: http://www.crprj.org.br/site/endereco-horarios/

Nota do CFP: https://site.cfp.org.br/coronavirus-comunicado-a-categoria/

 



89750917_502092977348000_2636536107818287104_n-240x300.jpg