Nos dias 1, 2 e 3 de agosto, ocorreu a 17ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia, na UERJ, campus Maracanã.
Das diversas atividades que movimentaram a Psicologia fluminense nesses três dias, as rodas de conversa organizadas pelo Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP foram sucesso de público, com grande procura entre profissionais e estudantes de Psicologia. Dentre as participantes das rodas, provenientes de diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro, destacou-se a participação de profissionais (e futuras profissionais) atuantes em distintas políticas públicas.
No total foram quatro rodas, que reuniram 338 pessoas, cada uma com uma temática central, utilizando uma Referência Técnica como ponto de partida da discussão:
Roda 1 Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na Política de Segurança Pública; Roda 2 Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) em Políticas de Álcool e Outras Drogas; Roda 3 Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) em Medidas Socioeducativas; Roda 4 Relações Raciais: Referências técnicas para atuação de psicólogas(os).
Todas as rodas contaram com a participação da conselheira coordenadora do CREPOP-RJ, Isabel Scrivano (CRP 05/26162), do assessor técnico Daniel Arruda (CRP 24/02706) e da estagiária Amanda Silva, além das pessoas convidadas para cada assunto.
No início de cada atividade foi apresentado ao público presente que o objetivo do CREPOP é sistematizar e difundir o conhecimento sobre a interface entre a Psicologia e políticas públicas, bem como qualificar a prática de psicólogas(os) que atuam nas políticas públicas. O Centro de Referências não possui apenas papel técnico, mas também ético e político, visando a transformação social através da potencialização do diálogo entre as referências.
Também foi dialogado sobre a metodologia do CREPOP, que, em suma, organiza-se em: levantamento de campo (delimitação temática e de objeto), investigação da prática e produção da referência.
AS RODAS
No primeiro dia ocorreu a roda com o tema “Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na Política de Segurança Pública” que contou com a presença de Eliane Lima (CRP 05/26769) e Márcia Badaró (CRP 05/2027), e mediação de Isabel Scrivano, uma das coordenadoras do CREPOP-RJ.
No segundo dia ocorreram duas rodas. A primeira, na turno matutino, teve como tema o texto “Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) em Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas”, contando com a participação de Victoria Gutierrez (CRP 05/20157) e mediação de Daniel Arruda, assessor do CREPOP. A segunda, no turno vespertino, tratou das “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Medidas Socioeducativas”, tendo como participantes Flávia de Abreu Lisboa (CRP 05/43021) e Juraci Brito da Silva (CRP 05/28409), além da mediadora Isabel Scrivano.
Por fim, na manhã do terceiro dia foi discutida a produção “Relações Raciais: Referências Técnicas para a atuação de psicólogas(os)”, com a presença de Natasha Iane Magalhães (CRP 05/61840) e Marwyn Soares de Souza (CRP 05/65099), e mediação de Daniel Arruda.