No dia 26 de agosto, o Conselho Regional de Psicologia por meio do Eixo de Políticas sobre Álcool e outras drogas representado pelos colaboradores Matheus Mello (CRP 05/70554) e Stephanie Cristina (CRP 05/60689), estiveram presentes na universidade Estácio de Sá – Campus Macaé, para participação na Semana de Psicologia ministrando a palestra “Ética e atualidades em Políticas sobre Álcool e outras drogas”.
A ação foi parte do objetivo do Eixo de criar aproximação com as universidades do interior do Rio de Janeiro. O objetivo da fala foi apresentar a necessidade de se pensar a relação entre psicologia e o uso e/ou abuso de álcool e outras drogas em meio ao fortalecimento de políticas pautadas na criminalização, evidenciando a relevância da ética e respeito pelas histórias e vivências individuais e coletivas.
Pautando-se no Código de Ética da Psicologia e na Referência Técnica para Atuação de Psicólogas (os) nas Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas, os colaboradores apresentaram aos alunos do curso de psicologia algumas diretrizes da lógica da Atenção Psicossocial, da Redução de Danos, da Clínica Ampliada, e o respeito aos Direitos Humanos como balizadores dos cuidados da saúde, sendo esta compreendida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Entendendo que, sob a perspectiva das estratégias de atenção aos usuários de álcool e outras drogas, o paradigma proibicionista tende a favorecer práticas tutelares, heteronômicas e violadoras de direitos, orientadas pelo modelo médico-moral; por isso, a posição de defesa de direitos e de respeito aos usuários se apresenta como papel vital dos profissionais de psicologia, sendo esta discussão essencial dentro dos cursos de formação na área de saúde mental.
O Eixo foi recebido de maneira aberta e participativa pelos alunos da instituição, suscitando debates e evidenciando a importância de se discutir a temática de maneira ampla nas universidades.
Agradecemos ao coordenador da Universidade Estácio de Sá – campus Macaé – Domingos Isidorio da Silva Júnior pela recepção e acolhimento ao CRP-RJ.