No dia 24 de agosto, sábado, o CRP-RJ, por meio da Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnicos Raciais, realizará o evento “Psicologia na Contra-Colonialidade”, na Arena Carioca Fernando Torres, localizada na rua Bernardino de Andrade, 200 – Turiaçú (portão 4 do Parque de Madureira), Rio de Janeiro.
O encontro será também um evento preparatório para o 12º Congresso Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, que ocorrerá em 2025.
A atividade é gratuita, haverá transmissão ao vivo via YouTube e Facebook do CRP-RJ, intérprete de libras e emissão de certificados.
Para se inscrever basta acessar o link https://forms.gle/1kSM6nWnPdk9bwRK8
Confira a programação completa abaixo:
14h30 – Abertura do Credenciamento
15h às 15h30 – Abertura Institucional
Vagner Fernandes – representante da Arena Carioca Fernando Torres; Jornalista com uma carreira que cobre quase duas décadas de reportagens na área de cultura brasileira. Contabiliza atuações em mídia impressa, rádio, televisão e internet, com passagens por Bloch Editores, Globonews, O Globo, Jornal do Brasil, Rádio Jornal do Brasil, Vogue e L’Officiel. É autor do livro “Clara Nunes – guerreira da utopia” e atualmente mestrando em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro;
Thais Lourenço (CRP 05/62992) – Psicóloga clínica, mestranda no programa da pós-graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) – Cefet/RJ, pós-graduada em Direitos Humanos, Saúde e Racismo pela FIOCRUZ, bacharel em Psicologia pela UNISUAM-RJ, técnica em Produção Cultural e de Eventos pela ETEAB FAETEC, pesquisadora e integrante do Orì – Grupo de Pesquisa em Raça, Gênero e Sexualidade, co-fundadora do Projeto de Relações Étnico-Raciais Sankofa na UNISUAM-RJ, colaboradora da Comissão Especial de Eventos e coordenadora adjunta da Comissão Especial de Relações Étnico-Raciais do CRP-RJ e co-coordenadora da ANPSINEP-RJ.
Thiago Rodrigues (CRP 05/50505) – mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, atuante no SUS; coordenador da subsede Baixada e coordenador da Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico-Raciais da CRP-RJ.
Viviane Martins (CRP 05/32170), vice-presidenta, colaboradora da Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico-Raciais do CRP-RJ, psicóloga no SUAS por mais de 20 anos, especialização em gênero e sexualidade/UERJ, coordenadora de Programa e Projetos do Instituto ObservaSUAS.
Pedro Paulo Bicalho (CRP 05/26077) Conselheiro presidente do Conselho Federal de Psicologia e professor da UFRJ
15h30 às 16h30 – Começo – “Quem segura o dia de amanhã na mão?”: As políticas do atraso e seus impactos na saúde mental.
Pastor Henrique Vieira – Deputado Federal (PSOL-RJ), ator, poeta, professor e pastor. É presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Luta Antimanicomial e da Reforma Psiquiátrica na Câmara dos Deputados.
16h30 às 17h30 – Meio – “O meu lugar…”: A importância da comissão permanente de relações étnico-raciais no combate ao racismo nas instituições
Viviane Martins (CRP 05/32170), vice-presidenta, colaboradora da Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico-Raciais do CRP-RJ, psicóloga no SUAS por mais de 20 anos, especialização em gênero e sexualidade/UERJ, coordenadora de Programa e Projetos do Instituto ObservaSUAS.
Luciene Lacerda (CRP 05/09715), graduada em Psicologia, doutoranda em educação, mestre em saúde coletiva, especialização em educação para a área de saúde e foi coordenadora do curso “Política Integral de Saúde da População Negra” de 180 horas na UFRJ. Possui especialização em saúde do trabalhador e ecologia humana pelo centro de estudos em saúde do trabalhador e ecologia humana da Fundação Oswaldo Cruz.
Noeli Godoy Para’i Goytaká Psicóloga ,Indígena etnia Goytaká , Doutora em Psicologia Trabalho, Saúde e Subjetividade pela UFF, Vice presidente ABRAPSO regional RJ, Membra do Coletivo Matriarcado Ancestral , Professora e aluna da Universidade Indígena pluriétnica Aldeia Maracanã Docente Estácio e Famath.
Mediadora: Carina Cruz (CRP 05/37581) – psicóloga clínica, pós-graduada em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional; colaboradora da Comissão de Relações Raciais e co-coordenadora da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) – ANPSINEP – Núcleo RJ
17h30 às 18h30 – Começo – “Tudo que nós tem é nós”: Cuidado e educação também se faz em coletivo
Jacqueline Dos Santos Soares Representação do Coletivo Negro de Psicologia da Baixada Fluminense Conceição Chagas
Jamai Matos Pereira Membro do Coletivo Negro de Psicologia Neusa Santos. Pessoa preta, não-binárie, psicóloga, cria do Caju e comprometida com a luta antirracista e a promoção de saúde mental para a população negra e periférica
Marcus Cezario Representação do Coletivo Negro Virgínia Leone Bicudo/UFRJ
Tatiana Moreira Representação da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es)
Sheila Machado Dias Representação do Kitembo – Laboratório de Estudos de Subjetividade e Cultura Afro-brasileira
Noeli Godoy Para’i Goytaká Representação do Coletivo Matriarcado Ancestral (Coletivo de Mulheres Indígenas, afeto, proteção e cuidados espirituais para mulheres em vulnerabilidades
CEI Representação do Coletivo de Estudantes Indígenas
Mediadoras: Natasha Iane Magalhães (05/61840) – Mestra em Psicologia, subjetividades e exclusão social (UFF). Pesquisadora das intersecçoes entre Saúde mental e militância. Formada pelo Coletivo preto Virginia Bicudo e pelo quilombo universitário Laboratório Kitembo; e Yvanna Brito (CRP 05/66298) – Prounista graduada pela Universidade Veiga de Almeida, pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Colaboradora do CRP-RJ.
18h30 às 19h15 – Oficina cultural de charme
Luiza Gomes – Luzinha na série ‘Passinho – Ritmo dos sonhos pela Disney Plus’. Dançarina, atriz, charmeira. Administradora do drip dos crias e participante do projeto intercessão.
Marlon Fernandes – B-Boy. Possui 18 anos de experiência na categoria break dance. Contribuiu para o movimento hip-hop no grupo Conexão Crew patrocinado pela Prefeitura do Rio. Atuou como Dançarino na peça ‘A vida de um B-Boy’.
Ruan Costa (Pierre nome artístico) – coreógrafo, DJ e instrutor de dança charme no projeto Intercessão com 10 anos de trajetória. Trabalha com os gêneros neosoul, rhythm and blues nacional e afrobeat.
#Descriçãodaimagem: card com fundo bege com tons marrons, contendo o mapa do Brasil anticolonial (invertido na vertical) em azul com ilustrações de indígenas, mulheres, animais e árvores coloridas.
#Textodaimagem: Psicologia na Contra-Colonialidade. Madureira. 24 de agosto de 2024, 14h às 18h. Programação. Local: Arena Carioca Fernando Torres – Rua Bernardino de Andrade, 200 – Turiaçú (portão 4 do Parque de Madureira) – CEP: 21550-090 – Rio de Janeiro – RJ e programação que está na legenda.