auto_awesome

Noticias






CRP-RJ presente no evento comemorativo dos dez anos do curso de Psicologia da UNIABEU


Data de Publicação: 29 de outubro de 2019


uniabeu 1Integrantes da Comissão Gestora do CRP-RJ na Baixada Fluminense foram convidados a participar da Semana de Psicologia da UNIABEU, que marcou a comemoração do aniversário de dez anos do curso de Psicologia da universidade, localizada em Belford Roxo.

O CRP-RJ possui uma parceria estratégica com a UNIABEU – e também com as demais universidades da região da Baixada – no intuito de se aproximar dos estudantes de Psicologia, promovendo debates sobre o campo da formação, mercado de trabalho e práticas psi.

A conselheira vice-presidente do CRP-RJ e integrante da Comissão Gestora, Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523), foi uma das palestrantes da mesa “Formação e prática em Psicologia em tempos estranhos”, mediada pela psicóloga, docente da UNIABEU e doutoranda em Psicologia Social Ludmila Furtado da Silva (CRP 05/35090).

A conselheira do CRP-RJ destacou a importância do papel da (o) psicóloga (o) na afirmação de uma prática voltada para a defesa dos Direitos Humanos e das Políticas Públicas e falou sobre as Referências Técnicas produzidas pelo Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), do Sistema Conselhos de Psicologia.

uniabeu 2Também compuseram a mesa os integrantes do Coletivo de Psicólogas (os) Pretas (os) da Baixada, Geilson Simões da Silva (CRP 05/56003) e Jaqueline dos Santos Soares (CRP 05/41408). Geilson abordou o processo histórico-cultural brasileiro permeado pelo racismo – que se faz presente ainda hoje em nossa sociedade – e Jaqueline fez um relato de sua vivência como psicóloga negra que ingressou na PUC-Rio pelo sistema de cotas, sublinhando os desafios encontrados e a importância do engajamento em coletivos e movimentos sociais.

A mesa contou, ainda, com a participação da psicóloga e professora da UNIABEU Mônica Fornazier (CRP 16/746), que abordou a temática “Psicologia e Militância Política: segregações, conflitos e resistências”. Ela destacou a importância da discussão das questões referentes às Relações Raciais em sala de aula e sinalizou a necessidade de um movimento em direção à descolonização das referências teóricas utilizadas, de modo que uma maior aproximação com as realidades sociais presentes nos territórios seja possível.

As psicólogas e colaboradoras da Comissão Gestora Vanda Vasconcelos Moreira (CRP 05/6065) e Viviane Siqueira Martins (CRP 05/32170) também prestigiaram o evento.

 



uniabeu-1.jpg
uniabeu-2.jpg