auto_awesome

Noticias






CONGRESSO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO (CBPOT) OCORRE NA UERJ


Data de Publicação: 6 de agosto de 2024


 

Evento tem apoio do CRP-RJ e contou com a presidenta Céu Cavalcanti na mesa de abertura

No dia 16 de julho, lotando o auditório da UERJ, campus Maracanã, iniciou-se o Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, cujo tema desta edição foi “Futuro sustentável do trabalho: digno, decente e com igualdade”.

Com o público formado por psicólogas e psicólogos de todo o Brasil, e até mesmo do exterior, o evento teve a presença da conselheira presidenta do CRP-RJ, Céu Cavalcanti (CRP 05/57816), e do conselheiro presidente do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Bicalho (CRP 05/26077), além das outras autoridades: Heloisa Helena Ferraz Ayres (CRP 05/4822), presidente da Comissão Organizadora do Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT), Amalia Raquel Pérez-Nebra, presidente da Comissão Científica do Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT), Anna Paula Uziel (CRP 05/17260), diretora do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Antonio Virgílio Bittencourt Bastos (CRP 03/000268), representante do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), Juliana Barreiros Porto (CRP 01/006499), presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT), Leonor Pais, professora da Universidade de Coimbra e Nuno Rubelo dos Santos, professor da Universidade de Évora.

A presidenta do CRP-RJ, Céu Cavalcanti, expressou orgulho em receber o evento no Rio de Janeiro, destacando sua importância para o avanço da Psicologia e para a análise de temas relevantes para a área. Ela também ressaltou a participação de membros do Conselho na Comissão Organizadora do CBPOT, reconhecendo a contribuição deles para o aprendizado, a construção de diferentes perspectivas e o desenvolvimento do CRP-RJ.

Pedro Paulo, presidente do Conselho Federal de Psicologia, ressaltou a importância de encontros que celebram a diversidade e nos lembram da necessidade de lutar por uma sociedade mais justa. Ele defendeu a construção de uma Psicologia que reconheça a desigualdade social brasileira e que se engaje na busca por soluções para essa realidade. O presidente fez uma analogia com o samba enredo da Vila Isabel, escola de samba campeã em 1988, que tinha como tema “Quizomba”, palavra do idioma quimbundo que significa encontro, união e congraçamento. Para ele, o CBPOT representa esse encontro da diferença, da alegria e da transformação, similar à festa da raça, a qual é a quizomba. Ao final, Pedro Paulo salientou que a Psicologia brasileira evoluiu e se desvencilhou de um modelo tradicional, que não mais atende às necessidades da sociedade contemporânea.

O XI CBPOT ocorreu entre os dias 16 a 19 de julho e contou com atividades com mesas temáticas, lançamentos de livros, atividade cultural, café com mentoria e conferências.
Para saber mais acesse a página https://www.instagram.com/sbpot/



CBPOT-1-1024x768.jpeg
CBPOT-2-1024x768.jpeg
CBPOT-3-768x1024.jpeg
CBPOT-4-1024x768.jpeg
CBPOT-5-983x1024.jpeg
CBPOT-6-1024x768.jpeg
CBPOT-7-1024x768.jpeg
CBPOT-1024x768.jpeg