auto_awesome

Noticias






Itaguaí sedia último Pré-Congresso da Baixada e elege 15 delegadas (os) para o COREP


Data de Publicação: 26 de fevereiro de 2019


itaguai 1

Delegadas (os) eleitas (os) em Itaguaí

O município de Itaguaí recebeu, no dia 21 de fevereiro, o quinto e último Pré-Congresso Regional de Psicologia da Baixada Fluminense. O evento aconteceu no auditório do Ministério Público e foi iniciado pela integrante da Comissão Gestora do CRP-RJ na Baixada, a psicóloga Vanda Vasconcelos Moreira (CRP 05/6065).

Vanda Vasconcelos agradeceu a contribuição da categoria do município pela mobilização em torno da realização do evento e destacou a importância da participação de psicólogas (os) e estudantes nos eventos que antecedem o Congresso Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (COREP), que acontecerá entre 5 e 7 de abril.

A seguir, houve uma mesa de debates com temática sobre “Direitos Humanos nas Políticas Públicas”, com mediação de Thaís Vargas Menezes (CRP 05/33228), mestre em Psicologia, psicóloga do DEGASE e da Prefeitura Municipal de Itaguaí, atuando no CRAS.

A primeira palestrante, Vanessa Silveira de Brito (CRP 05/28830), mestre em Educação, psicóloga da Assistência Social na Prefeitura Municipal de Itaguaí e na Prefeitura Municipal de São João de Meriti, destacou o cenário político atual de desmonte das políticas públicas em todos os níveis (federal, estadual e municipal), marcado por significativos cortes no orçamento das políticas sociais e consequente sucateamento dos serviços.

A psicóloga também apontou a agudização do quadro de violação e perda de direitos tanto de usuários quanto de trabalhadores, além da responsabilização dos trabalhadores pela “crise” do Estado. “Neste contexto, são fundamentais a construção coletiva das diretrizes da profissão, a afirmação do compromisso social da Psicologia e a união da categoria de psicólogos para fazer resistência ao que nos é colocado como realidade”, defendeu.

Israel Côrtes Santos (CRP 05/39417), servidor da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Itaguaí, lotado no Hospital Municipal São Francisco Xavier, abordou a correlação entre Direitos Humanos e Saúde, destacando a defesa dos Direitos Humanos como princípio ético e político norteador das práticas de cuidado em Saúde.

itaguai 2

Palestrantes da mesa temática inicial

O psicólogo defendeu que as deficiências na atenção à Saúde da população, especialmente suas parcelas mais vulnerabilizadas, representam “fortes indicadores de violação de direitos” e argumentou que “quanto pior o índice de saúde, proporcionalmente são maiores em quantidade os Direitos Humanos violados na história do sujeito”. Ainda segundo ele, “o fazer profissional do psicólogo é um instrumento ativo de intervenção na promoção e manutenção dos Direitos Humanos como fator gerador de um modo de vida mais saudável”.

Encerrando as falas da mesa, Geisa de Oliveira Loureiro (CRP 05/44406), especialista em Psicologia Jurídica (UERJ), psicóloga da Secretaria de Educação da Prefeitura de Itaguaí, afirmou que “quando falamos de Direitos Humanos, três palavras aparecem em destaque: proteção, direito e liberdade. Essas palavras vêm sempre associadas aos ideias de ‘a quem?’, ‘ao que?’ e ‘para quem?’”.

“Nas instituições educacionais, as discussões sobre garantias de direitos e Direitos Humanos ainda acontecem de forma inicial porque as escolas muitas vezes não se reconhecem como agentes garantidores de direitos. O que a Psicologia dentro das instituições escolares vem buscando é coletivizar os espaços escolares, discutir com os alunos, corpo escolar e comunidade a quem a unidade escolar pertence, a serviço de quem ela está e de que maneira o trabalho que é realizado nas escolas traz retorno para a comunidade inserida”, explicou.

Após a mesa teve início a instalação do Pré-Congresso, com a eleição da mesa diretora, leitura e aprovação do Regimento Interno do evento. Na sequência, houve a eleição de delegadas (os) para o COREP. Foram eleitas (os) 15 delegadas (os) e dois suplentes, além de um delegado estudante e outro suplente. Ao final, foram apreciadas 17 propostas, sendo dez delas aprovadas na íntegra, cinco aprovadas com modificações e outras duas suprimidas.

 



itaguai-1.jpg
itaguai-2.jpg