
Priscila (ao microfone) e Ariane na mesa de debates
A Costa Verde recebeu, no dia 19 de fevereiro, em Mangaratiba, o Pré-Congresso Regional de Psicologia da região. O evento, realizado em parceria com a Prefeitura de Mangaratiba, aconteceu no Centro Cultural Cary Cavalcanti.
O encontro foi iniciado pelo conselheiro do CRP-RJ Juraci Brito da Silva (CRP 05/28409) e contou também com a participação de Ana Lúcia Freitas de Andrade (CRP 05/26998), psicóloga e coordenadora de Saúde Mental de Mangaratiba.
Antes da instalação do Pré-Congresso, aconteceu uma mesa de debates sobre “A Psicologia e sua interface com Rede Psicossocial”, com participação das psicólogas que atuam na região da Costa Verde Priscila Louzada Ribeiro (CRP 05/39253) e Ariane da Conceição Pereira (CRP 05/46950).
Priscila Ribeiro, que atua no campo da Atenção Básica, destacou a importância da atuação em rede nas Políticas Públicas. “A atuação nas Políticas Públicas é como uma colcha de retalhos. Na Saúde, na Educação e na Assistência, é impossível o trabalho que não seja articulado, intersetorial”, defendeu.

Delegadas (os) eleitas (os) em Mangaratiba
A psicóloga falou brevemente sobre o trabalho no campo da Atenção Básica na região da Costa Verde e destacou que a (o) psicóloga (o) que atua no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF-AB) “deve sair do lugar de especialista e ter em mente que a Psicologia sozinha não vai conta das demandas”. Conforme destacou, “é preciso entender que o sujeito é, por excelência, sócio-histórico, pois o ser humano não está isolado das questões sociais. Esse olhar o profissional deve ter”.
Ariane Pereira, por sua vez, compartilhou sua experiência no campo da Assistência Social e ressaltou a importância da Psicologia na área. “A Psicologia vem mostrando, ao longo do tempo, o quanto ela tem a contribuir no campo da Assistência, pois, para além do contexto de vulnerabilidades externas, os sujeitos também possuem vulnerabilidades internas”, disse.
A psicóloga também abordou a importância da atuação em rede no campo da Assistência. “O cuidado ao usuário é feito em rede. Eu não gosto muito de usar a expressão ‘encaminhamento do usuário’, pois eu não deixo de cuidar e acolher o usuário para encaminhá-lo para outro serviço. Costumo dizer que eu compartilho cuidados, e nesse compartilhar de cuidados, acabamos tendo uma troca”, defendeu.
Após as falas da mesa, teve início o Pré-Congresso com a instalação da mesa diretora, a leitura e aprovação do Regimento Interno do evento pelas (os) presentes. Na sequência, houve a eleição de delegadas (os) para o 10º Congresso Regional da Psicologia, que acontecerá entre 5 e 7 de abril no Rio de Janeiro. Foram eleitas (os) três delegadas (os) e um suplente, além de um delegado estudante e outro suplente.
Por fim, aconteceu a votação de propostas. Foram apresentadas 10 propostas, três delas aprovadas na íntegra, cinco aprovadas com modificações e outras duas aglutinadas em uma só proposta por apresentarem conteúdo similar.