
Delegadas (os) eleitas (os) no Pré-Congresso de Resende
Primeiro evento da região aconteceu em dezembro de 2018 em Volta Redonda.
O CRP-RJ promoveu mais um Pré-Congresso Regional de Psicologia na região do Sul Fluminense, desta vez na cidade de Resende. O evento aconteceu no dia 15 de fevereiro na Universidade Estácio de Sá e contou com a participação de José Roberto da Costa Júnior, gestor acadêmico da universidade, e Iara Maria de Farias (CRP 05/36324), coordenadora do curso de Psicologia da instituição.
O Pré-Congresso foi aberto pela conselheira-coordenadora da Comissão Gestora do CRP-RJ na Baixada, Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523), e foi precedido por uma mesa temática inicial sobre o tema “Os Desafios do Atendimento On-line”. A palestrante foi a conselheira-secretária do CRP-RJ, Viviane Siqueira Martins (CRP 05/32170).
A conselheira do CRP-RJ iniciou sua fala apontando a Resolução CFP nº 011/2018, que regulamenta a prestação do atendimento psicológico on-line. Ela explicou que, conforme determina a resolução, a (o) psicóloga (o) interessada (o) em prestar tal serviço deverá, primeiro, fazer um cadastro no site e-Psi e ter seu cadastro aprovado pelo CRP-RJ.
Viviane Martins destacou também que, pela nova resolução, a prestação do atendimento on-line é de responsabilidade da (o) psicóloga (o), que deverá, tal qual na prática do atendimento presencial em um consultório psicológico, garantir o sigilo, a confidencialidade e o registro documental de cada atendimento. A conselheira lembrou, ainda, que o atendimento on-line deve ser prestado em conformidade com os princípios do Código de Ética da (o) Psicóloga (o) e das demais resoluções do Conselho Federal de Psicologia.
“O atendimento on-line abre novas oportunidades para a atuação do psicólogo, mas não podemos esquecer que a prestação desse serviço exige um nível muito grande de responsabilidade para esse profissional”, ponderou a conselheira do CRP-RJ.
Após a mesa de debates, foi dado início ao segundo momento do evento, o Pré-Congresso. Foi instalada a mesa diretora para conduzir os trabalhos durante o Pré-Congresso. Na sequência, foi feita a leitura e aprovação do Regimento Interno do evento. Em seguida, houve a eleição de delegados para o COREP, tendo sido eleitas (os) quatro delegadas (os), além de um delegado estudante e outro suplente. Ao final, houve a votação de propostas. Foram apreciadas sete propostas, todas elas aprovadas sem modificações.