
Delegação de Nova Iguaçu eleita para o COREP
A Baixada Fluminense recebeu o seu primeiro Pré-Congresso Regional de Psicologia, que aconteceu no dia 22 de janeiro no auditório da Subsede do CRP-RJ, em Nova Iguaçu. Etapa anterior ao Congresso Regional da Psicologia do Rio de Janeiro (COREP), os Pré-Congressos são eventos onde as (os) psicólogas (os) apresentam, discutem e votam propostas para a atuação dos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia. É também nos Pré-Congressos onde é eleita a delegação de psicólogas (os) e estudantes que participará do COREP.
O evento foi iniciado pelas conselheiras do CRP-RJ Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523) e Viviane Siqueira Martins (CRP 05/32170), que destacaram a importância do evento na construção coletiva e democrática de diretrizes para a atuação dos Conselhos de Psicologia até 2022.
Antes da instalação do Pré-Congresso, teve início uma mesa temática sobre “A prática da Avaliação Psicológica para CNH frente a novas perspectivas”, com participação da psicóloga e conselheira-coordenadora do Eixo de Mobilidade Humana da Comissão de Direitos Humanos do CRP-RJ, Janaína Sant’Anna (CRP 05/17875).
A conselheira do CRP-RJ apresentou a história da avaliação psicológica para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) através da legislação e destacou que o momento é de ampla reflexão sobre a prática da avaliação psicológica para fins da CNH.
Janaína falou também sobre o PLS 98/2015, encaminhado para pauta do Senado, e que altera os artigos 147 e 148 do Código Brasileiro de Trânsito, tornando obrigatória a avaliação psicológica para renovação da CNH e demais serviços. Segundo ela, “o PLS trará mudança significativa no perfil dos candidatos e requer ampla discussão junto à categoria”.

Participantes aprovaram 13 propostas, oito na íntegra e cinco com modificações
A conselheira do CRP-RJ também lembrou que no dia 29 de janeiro, durante o Pré-Congresso de Campo Grande, Zona Oeste do Rio, será feito o lançamento das Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas (os) em Políticas Públicas de Mobilidade Humana e Trânsito.
Iniciando o Pré-Congresso, foi instalada a mesa-diretora, que procedeu à leitura do Regimento Interno do evento, aprovado na sequência pelas (os) psicólogas (os) presentes. Em seguida, teve início o debate e a votação de propostas. Ao todo, foram apresentadas, votadas e aprovadas treze propostas, oito delas na íntegra e cinco com modificações. Ao final, aconteceu a eleição de delegadas (os) para o COREP. Foram eleitas (os) onze delegadas (os) e dois suplentes, além de um delegado estudante e dois suplentes.
A Baixada Fluminense terá mais quatro Pré-Congressos nas cidades de Duque de Caxias, Queimados (nos dias 29 de janeiro e 11 de fevereiro, respectivamente), Belford Roxo e Itaguaí, estes últimos em data e local ainda a definir.
Para saber mais, acesse www.crprj.org.br/corep.