auto_awesome

Noticias






25 de Novembro: Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher


Data de Publicação: 23 de novembro de 2018


CRP-RJ na luta pelo fim da cultura da violência – física, psicológica, sexual e/ou institucional – à mulher brasileira.

Diariamente, um número alarmante de mulheres, jovens e meninas é vítima das mais diversas formas de violência. Assédio, estupro, tortura física e/ou psicológica, agressões de parceiros ou familiares, exploração sexual e desigualdade salarial em relação a homens que desempenham as mesmas funções laborais são algumas situações que ilustram o quanto a violência de gênero está presente no cotidiano da sociedade brasileira.

De acordo com a Central de Atendimento à Mulher – o Ligue 180 –, foi registrado, em 2016, um número de relatos de violência contra a mulher 51% superior ao ano anterior. No mesmo período, foi registrado um crescimento de 133% nos relatos de violência doméstica e familiar e, ainda, houve um aumento assombroso de 147% nos casos relatados de violência sexual, o que significa dizer que, em média, acontecem 13 registros de estupro por dia em nosso país.

violencia_contra_mulherO Brasil é um dos campeões mundiais em feminicídio, isto é, assassinato de mulheres devido ao fato de serem mulheres. São quase cinco homicídios para cada 100 mil habitantes. E são as mulheres negras que estão morrendo mais. De acordo com o Atlas da Violência de 2017, a taxa de feminicídio entre as brancas, indígenas e/ou amarelas caiu 7,4%, enquanto que a mortalidade de negras registrou um aumento de 22%.

Não podemos esquecer que esses dados fazem parte das engrenagens de um sociedade machista que histórica e culturalmente naturaliza as ocorrências de violência, em especial de violência contra a mulher.

Por isso, a Psicologia brasileira, exercida majoritariamente por mulheres (que correspondem a quase 90% dos profissionais), não pode ficar de fora dessa importante mobilização pelo fim da cultura da violência.

Portanto, nesse dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, o CRP-RJ convoca todas (os) as (os) psicólogas (os) do estado do Rio de Janeiro a mobilizarem-se no fortalecimento dessa luta pelo fim da cultura da violência e do silenciamento contra as mulheres brasileiras!



violencia_contra_mulher.jpg