É com grande satisfação que o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP RJ), por meio da Comissão Especial de Emergências e Desastres, anuncia o lançamento do segundo volume de uma série de cartilhas orientativas com o título “Luto: O processo com início, meio e sem fim – Atuação ética e orientativa da Psicologia”. Esta publicação foi elaborada com o objetivo de oferecer suporte, orientação e acolhimento a todas as pessoas que enfrentam o processo de luto em diversos cenários, assim como aqueles que desejam apoiar familiares e amigos em momentos de perda, seja ela qual for.
O luto é uma experiência profundamente pessoal e única, caracterizada por uma série de emoções complexas que podem incluir tristeza, raiva, culpa, e até mesmo alívio. Reconhecendo a importância de compreender e respeitar esse processo, a cartilha aborda diferentes aspectos do luto, oferecendo informações valiosas e estratégias práticas para ajudar a enfrentar esse período desafiador.
O Papel da Psicologia no Processo de Luto
A psicologia desempenha um papel fundamental na compreensão e no manejo do luto. Os psicólogos estão capacitados para oferecer um espaço seguro e de acolhimento, onde os enlutados podem expressar seus sentimentos e encontrar formas saudáveis de lidar com a perda. A cartilha foi desenvolvida com a colaboração de profissionais da área de psicologia, que contribuíram com suas expertises para garantir que o conteúdo seja acessível, empático e cientificamente embasado.
O Compromisso do Conselho Regional de Psicologia
O CRP RJ reafirma seu compromisso com a promoção da saúde mental e do bem-estar da população. A criação desta cartilha é um reflexo do esforço contínuo do Conselho em disseminar informações essenciais, promover a conscientização e garantir que todos tenham acesso aos recursos necessários para enfrentar os desafios emocionais impostos pelo luto.
Ao disponibilizar a cartilha “Luto: O processo com início, meio e sem fim – Atuação ética e orientativa da Psicologia”, o CRP RJ espera proporcionar um recurso valioso para a comunidade, incentivando uma abordagem mais compassiva e informada sobre o luto. A cartilha está disponível gratuitamente no site do CRP RJ, e sua distribuição será ampliada para instituições de saúde, escolas, igrejas e outros espaços comunitários, visando alcançar o maior número de pessoas possível.
Convidamos todos a explorar essa nova ferramenta e a compartilhar essa valiosa fonte de apoio com aqueles que possam se beneficiar dela. Juntos, podemos tornar o processo de luto menos solitário e mais suportável, promovendo uma sociedade mais acolhedora e compreensiva.
Acesse aqui!
#DescriçãoDaImagem: Card com identidade visual da Comissão de Emergência e Desastre com fundo verde e figuras de diversas folhagens nos tons verde e azul, logo do CRP-RJ 50 anos, ilustração de tablet com a capa do e-book (fundo marrom, com figuras de folhagem, o nome da comissão, do e-book, logo do CRP-RJ 50 anos, símbolo da Psicologia, uma escavadeira, desabamento de terra sirene, dentro de uma catraca cada, e páginas do e-book ao lado.
#TextoDaImagem: CRP-RJ lança volume II da cartilha de orientações básicas. Luto. Já disponível no site oficial.