Surgida na Austrália em 2003, a campanha Novembro Azul é uma iniciativa que visa à conscientização da sociedade, em especial da população masculina, sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, o sexto tipo mais comum no mundo.
Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) revelam que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais frequente nos homens, atrás apenas do câncer de pele. Ainda segundo o INCA, a cada dez brasileiros diagnosticados com a doença, nove têm mais de 55 anos. Os sintomas mais frequentes da doença são: dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra.
Apesar de ter causado a morte de quase 14 mil brasileiros em 2013, é importante lembrar que o câncer de próstata tem cura e o diagnóstico precoce da doença representa uma diminuição de 35% dos casos de mortalidade.
A prevenção ao câncer de próstata, porém, ainda enfrenta a barreira do preconceito e do tabu, prejudicando um debate ampliado sobre o tema em nossa sociedade. Por isso, o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro fortalece a mobilização para que a prevenção à doença seja pauta continuada de debates e conscientização ao longo do ano.