
Auditório lotado na UNIGRANRIO, em Caxias
Dando continuidade ao projeto “CRP-RJ nas Universidades”, a conselheira-presidente da Comissão Gestora da Baixada, Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523), marcou presença nos municípios de Duque de Caxias e Cabo Frio para debater, junto a estudantes do curso de Psicologia de duas universidades, importantes temáticas relacionadas à prática profissional.
No dia 23 de outubro, a conselheira do CRP-RJ esteve na UNIGRANRIO de Caxias, a convite das professoras Roberta Barzaghi e Sá, coordenadora do curso, e Valéria Victorino para um ciclo de palestras nos três turnos da graduação.
No turno da manhã, houve uma palestra para estudantes do primeiro período sobre o Sistema Conselhos de Psicologia, na qual foram apresentados o funcionamento, objetivo e premissas do CRP-RJ e demais Conselhos de Psicologia pelo país.
No turno da tarde, o bate-papo aconteceu no auditório da universidade com participação de cerca de 80 estudantes, tanto do 1º ao 4º período de Psicologia quanto do 6º período de Medicina. O tema do debate foi a importância da não patologização da diversidade sexual e de gênero e da defesa da integralidade da Resolução do CFP nº 001/99, que veta à (ao) psicóloga (o) práticas de cura à homossexualidade.
Já no período da noite, o debate sobre a diversidade sexual e de gênero aconteceu em sala de aula para estudantes do 4º período. Os debates da parte da tarde e da noite contaram também com a participação do psicólogo e colaborador do CRP-RJ Tiago dos Santos (CRP 05/47737).

Palestra na UVA de Cabo Frio
No dia 24 de outubro, a conselheira-presidente da Comissão Gestora do CRP-RJ na Baixada esteve na Universidade Veiga de Almeida de Cabo Frio para falar sobre o funcionamento e objetivos do Sistema Conselhos de Psicologia. A palestra aconteceu no auditório da universidade, no turno da noite, reunindo estudantes de diversos períodos da graduação em Psicologia.
Ainda durante o bate-papo, a conselheira do CRP-RJ abordou também importantes resoluções do Conselho Federal de Psicologia que falam sobre os documentos produzidos por psicólogas (os), tais como a Resolução 015/1996 (sobre atestado psicológico), a Resolução 007/2003 (sobre documentos decorrentes de Avaliação Psicológica) e a Resolução 001/2009 (sobre a obrigatoriedade do registro documental dos atendimentos psicológicos).
Marcaram presença na palestra também as colaboradoras do CRP-RJ na Região dos Lagos, Maria Lusia Sarubi de Mello e Ana Fátima.