auto_awesome

Noticias






Nota da Comissão de Direitos Humanos do CRP-RJ sobre os ataques à Resolução 001/99


Data de Publicação: 19 de julho de 2017


diversidade sexualO Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), por meio da sua Comissão Regional de Direitos Humanos (CRDH), reafirma os preceitos da Resolução CFP 001/99 e vê com muita preocupação tentativas no sentido de transformar em doença a diversidade sexual humana e de se utilizar de um saber científico – a Psicologia – para dar legitimidade a atitudes de preconceito e discriminação disfarçadas de ciência.

Há quase 30 anos a Organização Mundial de Saúde já se posicionou contrária a qualquer tipo de patologização da homossexualidade. No entanto, principalmente em tempos de intolerância e fundamentalismos, atitudes extremas tomam forma e se impõem sobre o bom senso, a ética, a ciência e a defesa dos Direitos Humanos. As chamadas “curas gay” são exemplos da intolerância e da negação da diversidade humana e vão no sentido – não do acolhimento e da saúde –, mas da patologização da vida, daquilo que é diverso, belo e complexo no ser humano.

A tentativa insistente em se curar aquilo que não é doença não é um fato isolado e nos coloca em alerta para forças maiores que se estabelecem no cenário sociopolítico e econômico brasileiro e que criam um ambiente favorável para diversas outras práticas como encarceramentos, manicomialização, recrudescimento da violência de Estado, precarização das políticas públicas e do trabalho, desmonte da Saúde e do ensino públicos e intolerância religiosa e étnico-racial.

O CRP-RJ vem há algum tempo participando de estratégias na luta, junto aos demais CRPs e CFP, pela manutenção da Resolução 001/99, a qual vem sendo atacada por grupos de psicólogos denominados conservadores e pela bancada fundamentalista do Congresso através de projetos de leis. É incansável a luta pela manutenção da Resolução 001/99, esta que vem proporcionando reconhecimento da cidadania LGBT contra o preconceito e discriminação às homossexualidades.

O CRP-RJ reitera sua participação irrevogável na luta pela manutenção da Resolução 001/99 e ratifica que a homossexualidade faz parte da diversidade humana, assim como a heterossexualidade.

Assim, o CRP-RJ convoca todas (os) as (os) psicólogas (os) e estudantes a assinarem o abaixo-assinado on-line em repúdio à decisão judicial e em protesto à patologização da homossexualidade. Clique aqui e participe você também dessa mobilização!

NÃO À FLEXIBILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO 001/99! NÃO AO RETROCESSO!

 

 



diversidade-sexual-724x1024.jpg