Noticias
CRP-RJ RECEBE MONÇÃO HONROSA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA
Data de Publicação: 3 de dezembro de 2024
O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), participou de premiação no Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (FONAJUS), recebendo monção honrosa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O CRP-RJ e o CRP-SP estiveram presentes na entrega do Prêmio Justiça e Saúde, que ocorreu durante o Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus) em São Paulo.
A Conselheira Juliana Gabriel Pereira (CRP 05/29063), a Conselheira Martha Eliane de Lima (CRP 06/94890) e a coordenadora da Comissão de Orientação e Ética – COE Luciana Liberati Mantovani (CRP 06/39829) receberam a premiação em nome do Conselho Federal de Psicologia – CFP, pelo projeto “Normatização e implementação dos métodos consensuais de resolução dos conflitos utilizando a mediação nos processos disciplinares éticos”, sendo classificado em 3º lugar na premiação, ganhando monção honrosa.
A premiação foi concedida a pessoas físicas, jurídicas, ONGs e conselhos que realizam projetos de desjudicialização da saúde. O Sistema Conselhos hoje pensa os meios consensuais de resolução de conflitos não só como uma ferramenta para atuar nos processos Éticos Disciplinares, como alternativa de resolução, mas também como forma de Gestão em diferentes setores dos Conselhos de Psicologia. Tal monção simboliza a valorização destas práticas, entendendo que precisamos tratar nossas questões de maneira mais humanizada, pautando as resoluções prioritariamente nos Diretos Humanos, de forma dialógica, com espaços de acolhimento que promovam reflexão das pessoas envolvidas no conflito, com foco na reconstrução dos laços, na reparação dos danos, devolvendo para a sociedade um profissional mais ético e comprometido com o nosso fazer e com os nossos valores.
Este prêmio reforça o compromisso do CRP-RJ com a construção de uma Política Pública que entende a urgência de outros meios de resolução consensuais de conflitos, não punitivista, desjudicializantes para tratar quaisquer questões que transversalizam as relações humanas presentes no Sistema Conselhos indo de encontro com uma Psicologia ética e de qualidade.