A Subsede do CRP-RJ na Região Serrana sediou, no dia 9 de agosto, o primeiro encontro das (os) psicólogas (os) que atuam na Assistência Social de Petrópolis. Estiveram presentes a conselheira-presidente do CRP-RJ, Diva Lúcia Gautério Conde (CRP 05/1448), o coordenador da Comissão Gestora do CRP-RJ na Região Serrana, Ismael Eduardo Machado Damas (CRP 05/42823), e a psicóloga supervisora da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP, Zarlete da Silva Faria (CRP 05/15377).
A reunião foi realizada a partir de uma demanda das (os) próprias (os) psicólogas (os) do município e teve o objetivo de discutir os problemas enfrentados na atuação profissional da Psicologia nos equipamentos da Assistência e sua relação com os demais órgãos defensores de direitos. A produção de documentos e relatórios foi outra dificuldade relatada pelas (os) psicólogas (os), que sinalizaram o excesso de burocratização nos processos que envolvem os encaminhamentos ao Judiciário, Conselho Tutelar e Promotoria.
O público presente foi formado por coordenadores e profissionais da Psicologia que atuam em CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e Centro POP (Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua), além de profissionais de diversos outros equipamentos.
Próximos encaminhamentos
Na primeira quinzena de setembro, será marcada nova reunião com a presença de representantes do CRP-RJ e das (os) psicólogas (os) para sistematizar as demandas do grupo e debater possíveis encaminhamentos.