auto_awesome

Noticias






ENTRE A SERRA E A PSICOLOGIA: A TRAJETÓRIA DOS 35 ANOS DA SUBSEDE DO CRP-RJ EM PETRÓPOLIS


Data de Publicação: 17 de maio de 2024


Neste ano de 2024, no mês de maio, a subsede Serrana do conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) está completando 35 anos de prestação de serviços à categoria e sociedade. Atualmente localizada na cidade imperial de Petrópolis, a subsede vem sendo cada vez mais importante para a região, principalmente nas questões que envolvem a orientação à categoria em relação aos desastres naturais que abarca a região e a atenção especial aos(os) estudantes de Psicologia.

Conheça um pouco da história da subsede Serrana:

Em maio de 1989, foi inaugurada, em Petrópolis, a então Inspetoria Regional do CRP 05. Essa inspetoria, atualmente denominada subsede, foi a primeira subsede do CRP-RJ, que iniciou seu funcionamento com a eleição dos delegados para o I Congresso Nacional Unificado dos Psicólogos, realizado em Brasília.

Em 2009, ano em que a subsede completou 20 anos, formou sua primeira Comissão Gestora, que teve como prioridade a aproximação com a categoria de psicólogas da Região Serrana. A subsede e a Comissão Gestora afirmam sua importância na região por oportunizar a aproximação com a categoria e os estudantes, desenvolvendo projetos de fortalecimento das discussões políticas da Psicologia nos municípios da região e a promoção de ações e debates intersetoriais com as psicólogas.

Um marco importante na história da subsede foi a realização do I Seminário de Políticas Públicas da Região Serrana em 30 de julho de 2016, com mesas que abordaram temas como a atuação do psicólogo no controle social, frente à violação de direitos e as demandas da sociedade. No dia 03 de agosto de 2016, a subsede foi reinaugurada após passar por sua primeira reforma. Para que o atendimento à categoria não fosse interrompido durante as obras, a Universidade Estácio de Sá, Campus Petrópolis, cedeu uma sala para o CRP-RJ dar prosseguimento aos atendimentos e eventos em seu espaço.

Em 2018, a Comissão Gestora fortaleceu a aproximação com os estudantes de Psicologia da região, reativando a Comissão de Estudantes e realizando, no Palácio de Cristal, três grandes eventos que abordaram temas relevantes para a sociedade: “A reforma da Loucura: a saúde mental é a questão?”, “Vivências à Brasileira: Juventude, Racismo e Encarceramento” e “Saúde e Diversidade: cuidados com a população LGBTQI+”.

No ano seguinte, em 23 de março de 2019, foi realizada a I Jornada de Estudantes de Psicologia da Região Serrana na Casa dos Conselhos, consolidando o compromisso da subsede com a formação e o desenvolvimento das(os) futuras(os) psicólogas(os).
.
Desde a formação da primeira Comissão Gestora (CG), a subsede teve, em torno de 30 colaboradores, que integraram as diferentes composições da CG e dos espaços de controle social. Enquanto a CG tem como premissa a aproximação com a categoria e as instituições de ensino, e o fomento das discussões políticas sobre a atuação da psicologia, o Controle Social é uma ferramenta importante da sociedade, sendo uma forma de participar na administração pública, acompanhando, participando na elaboração e fiscalização das ações de gestão do Governo, através dos Conselhos Municipais. Dessa forma a subsede Serrana participa de alguns conselhos, como: Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no qual ocupou a presidência em 2015; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI); Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMIAM) e Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMPD), tendo ocupado a presidência em 2016 e novamente em 2022.

O único período em que a subsede da Região Serrana fechou suas portas ao atendimento presencial foi durante o isolamento em decorrência da pandemia da Covid-19. A vivência da pandemia apresentou novas formas de trabalho e de aproximação com a categoria, mas também trouxe consigo perdas: em 25 de março de 2021, a subsede perdeu Luis Eduardo Miranda Soares, colaborador do Controle Social e amigo.

Em decorrência da tragédia que acometeu a cidade de Petrópolis no dia 15 de fevereiro de 2022, a subsede esteve fechada por alguns dias, porém, manteve a orientação à categoria que estava atuando e atendendo os atingidos direta e indiretamente pelo evento, seja por via de lives ou de plantão feito pela COF (Comissão de Orientação e Fiscalização). Dessa forma, a subsede e o CRP-RJ reafirmaram suas funções precípuas de orientar e fiscalizar a atuação da categoria.

Em continuidade à orientação da categoria e à parceria com a Comissão de Estudantes, a Comissão Gestora reestruturou o Projeto CRP nas Universidades, agora dividido em 03 atos: 1º ato (períodos iniciais) “CRP pra quê?”; 2º ato (a partir do 4º período) “A ética e o início da prática”; 3º ato (períodos finais) “Vou me formar, e agora?”. O projeto foi implementado em diversas instituições da região, como a Universidade Católica de Petrópolis (23 de agosto de 2023), Universidade Estácio de Sá – Petrópolis (18 de outubro de 2023), Univertix – Três Rios (09 de novembro de 2023) e Universidade Estácio de Sá – Teresópolis (30 de novembro de 2023).

No dia 07 de abril de 2018, aconteceu a primeira reunião da Comissão de Estudantes Núcleo Região Serrana, que, em fevereiro de 2020, reabriu as inscrições para novos membros.

Em 09 de maio de 2023, aconteceu a II Jornada de Estudantes de psicologia da Região Serrana com o tema: “Compromisso social, diversidade de atuação e ética para as futuras psicólogas”.

Em 3 de maio de 2024 é reinaugurada a estrutura da sala onde a categoria é atendida, localizada na rua Paulo Barbosa, n.º 174, sala 15, no centro de Petrópolis. Após passar por obras, a sala agora conta agora com o auditório Luis Eduardo Miranda Soares, nome importante para a Psicologia da região, e com acessibilidade mais completa, tendo placas em braile, piso tátil e espaço para cadeirantes.

Também em 2024, o CRP-RJ celebra 50 anos de existência, e a subsede Serrana celebra 35 anos de história, com um compromisso inabalável em fortalecer a Psicologia na região, sempre de portas abertas para a categoria, que até o momento, a região serrana conta com aproximadamente 3.000 (três mil) psicólogas(os) cadastradas(os), para as(os) estudantes e toda a sociedade.