Noticias
CRP-RJ PARTICIPA DO SEMINÁRIO JUSTIÇA, POLÍTICAS PÚBLICAS E ANTIRRACISMO NO TJ-RJ
Data de Publicação: 2 de dezembro de 2024
No dia 26 de novembro 2024, o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) participou do Cine debate com exibição do filme “M8 – Quando a morte socorre a vida”, na sala multiuso do Museu de Justiça no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
O filme, baseado no livro homônimo de Salomão Polakiewicz, conta a história de Maurício, um jovem preto da periferia do Rio de Janeiro que ingressa na faculdade de medicina por meio das cotas. Em sua primeira aula de anatomia, Maurício é apresentado a M-8, corpo que servirá para estudo dele e dos amigos durante o primeiro semestre. Em uma jornada permeada de mistério e realidade, o jovem enfrenta suas próprias angústias para desvendar a identidade desse rosto desconhecido, se unindo às mães que buscam por seus filhos desaparecidos.
A coordenadora adjunta da Comissão Especial de Relações Étnico-Raciais e integrante da Comissão Especial de Eventos, Thaís Lourenço (05/62992), representou o CRP-RJ no evento como debatedora ao lado da professora Ana Paula Procópio, diretora da Escola de Serviço Social da UERJ, com mediação da psicóloga Tatiana Moreira, integrante do GT-Mulheres Negras do TJ-RJ.
Entre suas falas, Thaís destacou que o filme é praticamente um documentário, apresentando situações cotidianas na vida de muitas pessoas negras e sublinhou a construção no imaginário social e posições em que os corpos das pessoas negras e brancas ocupam na sociedade marcada pelo racismo e sexismo. No que se refere à elaboração e implementação das leis, questionou a quem elas servem, quem tem o poder da caneta nas mãos e as burocracias que envolvem esses processos. Falou sobre o ataque e desmonte na educação e reforçou a importância da entrada de pessoas negras nas universidades, especialmente após as políticas de ações afirmativas, que passaram a questionar o funcionamento e referências estudadas nas faculdades.
O cine debate foi direcionado para magistrados(as) e servidores(as) do TJ-RJ, contando com a presença da juíza Leidejane Chiesa, da psicóloga Michelle Lino, das assistentes sociais Roberta Bastos e Soyanni Alves, também integrantes do GT-Mulheres Negras; da assistente social Luciene Rocha, integrante do Núcleo de Estudo e Aperfeiçoamento Interdisciplinar (NUEAPI TJ-RJ); servidora do TJ-RJ Isabel Viegas; e da Siléa Macieira, diretora do Museu da Justiça do TJ-RJ, que abriu a atividade.
O seminário “Justiça, Políticas Públicas e Antirracismo” foi uma iniciativa do TJ-RJ voltada para o público interno e externo que teve como objetivo promover discussões sobre justiça social e igualdade racial.
#DescriçãoDaImagem: Carrossel com duas fotos contendo as pessoas citadas no texto. A primeira sentadas e a segunda em pé.