auto_awesome

Noticias






Nota de apoio à UERJ e repúdio ao desmonte da universidade pública


Data de Publicação: 19 de janeiro de 2017


uerj
O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, autarquia federal criada pela lei nº 5766/1971, manifesta seu integral apoio à manutenção, ao desenvolvimento e ao financiamento público da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e repudia o não repasse, pelo governo do estado, das verbas de custeio e manutenção da universidade, bem como se solidariza com estudantes, funcionários e docentes, concursados e terceirizados, que não têm recebido pagamento de bolsas estudantis e de salários, em atraso há mais de dois meses.
 
Universidade plural e democrática, a UERJ – fundada em 1950 e parte da história da formação humana no território fluminense e brasileiro – conta com campi na cidade do Rio de Janeiro, em Duque de Caxias, São Gonçalo, Ilha Grande, Teresópolis, Nova Friburgo e Resende, sendo também composta pelo Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP-UERJ), pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e pela Policlínica Piquet Carneiro. Espaços que, juntos, são responsáveis por diversos atendimentos à população, pela formação acadêmica de milhares de profissionais e por uma produção científica e cultural de qualidade inegável e com repercussão nacional e internacional. Historicamente atenta à inclusão estudantil, a UERJ desenvolveu cursos superiores noturnos, assim como foi a primeira universidade a implementar políticas de ação afirmativa por meio de cotas sociais e cotas raciais, sendo hoje uma referência para o tema.
 
A UERJ se destaca em todos os campos de saber que a compõem. No âmbito da Psicologia, como ciência e profissão, a UERJ vem contribuindo de maneira inestimável à produção científica, com cursos de graduação, cursos de especialização, projetos de extensão universitária, estágios e residências multiprofissionais e com programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) na área da Psicologia, formando psicólogas (os) com compromisso social.
 
Política e socialmente referenciada, a UERJ é uma universidade com grandiosas contribuições, indispensáveis para o desenvolvimento e o exercício ético da Psicologia no estado do Rio de Janeiro. Portanto, o CRP-RJ conclama psicólogas e psicólogos a apoiarem a UERJ e lutarem conosco pela afirmação e resistência desta universidade pública, gratuita e de qualidade. Repudiamos a gestão de governo que promove o desmonte de universidades públicas e ameaça a qualificação de saber científico produzido no estado do Rio de Janeiro. Repudiamos o desgoverno que restringe a educação, um direito fundamental! Dizemos sim à UERJ e à comunidade acadêmica de professores, estudantes, pesquisadores e profissionais e dizemos sim ao povo do Rio de Janeiro que precisa da UERJ viva e funcionando em todo o seu potencial!


uerj-577x1024.jpg