O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – Crepop – realizou, entre os dias 4 e 6 de abril, a Reunião Nacional da Rede Crepop. O objetivo do evento, realizado em Brasília, foi discutir a elaboração de referência técnica para atuação de psicólogas(os) nas EAPs (equipes multiprofissionais para avaliação e acompanhamento de medidas terapêuticas aplicáveis à pessoa com transtorno mental em conflito com a Lei no âmbito do SUS). O Crepop-RJ foi representado pelas conselheiras coordenadoras Luisa Bertrami (CRP 05/54879) e Isabel Scrivano (CRP 05/26162), juntamente com o assessor técnico Daniel Arruda.
O encontro também deu início ao processo de revisão da metodologia do Crepop, criando um Grupo de Trabalho composto por uma conselheira e uma assessora técnica de cada região do país. Para representar a região Sudeste foram indicadas a conselheira Isabel Scrivano, do Rio de Janeiro, e a assessora técnica Leiliana Sousa, de Minas Gerais. Este GT deverá levantar as demandas de cada região e participá-las na construção de uma nova proposta junto ao CFP. A previsão é de que o trabalho final desse grupo seja apresentado em dezembro deste ano (2024).
Outro ponto importante que marcou o encontro foi que, pela primeira vez, ocorreu uma reunião presencial com representantes de todos os 24 regionais e do Federal. Esse fato representa uma conquista para a rede Crepop, uma vez que anteriormente o Centro de Referência não estava presente em todos os estados e agora faz parte de todos os Regionais.