Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra – celebrado em 20 de novembro –, o CRP-RJ promoverá, no sábado, 19 de novembro, das 10h às 13h, no auditório da sua sede, na Tijuca, o evento “A Psicologia, a Produção de Subjetividades e a Reparação da Escravidão no Brasil – Dia Nacional da Consciência Negra”.
Para instigar a reflexão e o debate sobre o tema, será exibido, no começo do evento, o filme “Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil”. Baseado na tese de Sidney Aguilar Filho, o documentário se desenrola a partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo.
O filme, então, acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, cinquenta meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados. Lá, foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país e que não escodia sua simpatia pelo ideário nazista. Dois sobreviventes desse episódio revelam suas histórias pela primeira vez.
Marcarão presença no encontro como debatedores Viviane Pereira(CRP 05/31297), psicóloga do Município do Rio de Janeiro e integrante do Kitembo (Laboratório de Estudos da Subjetividade e Cultura Afrobrasileira), Cláudia Ferreira Pinto(CRP 05/19503), psicóloga e membro da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ, e Israel Silva de Oliveira, professor da Rede EStadual de Ensino e pós-graduado em História da África pela UFF.
O evento é gratuito e aberto à participaçãode psicólogas (os), estudantes de Psicologia e demais participantes interessadas (os).
A sede do CRP-RJ fica localizada na Rua Delgado de Carvalho, nº 53 – Tijuca (próximo ao Largo da 2ª Feira e à estação de metrô São Francisco Xavier).
Agende-se e participe deste importante evento!
Serviço:
Debate “A Psicologia, a Produção de Subjetividades e a Reparação da Escravidão no Brasil – Dia Nacional da Consciência Negra”
Data: 19 de novembro
Horário: 10h às 13h
Local: Auditório da sede do CRP-RJ
Endereço: Rua Delgado de Carvalho, nº 53 – Tijuca, Rio de Janeiro