O CRP-RJ promoveu, na Subsede do Norte e Noroeste Fluminense, em Campos, no dia 28 de setembro, o debate “Psicologia e Prevenção ao Suicídio”. Promovido como parte da agenda de eventos do CRP-RJ para lembrar a importância da campanha mundial “Setembro Amarelo” de prevenção ao suicídio, o evento teve participação das psicólogas Denise Saleme Maciel Gondim (CRP 05/12231) e Valéria Cardoso Lysandro de Albernaz Gomes (CRP 05/4486), membros da equipe de Psicologia do Hospital Geral Ferreira Machado, hospital de traumas de acidentes e atendimentos de emergência.
Durante o debate, foram abordados os aspectos teóricos e práticos sobre o fenômeno do suicídio como uma grave questão de saúde pública. Frente às demandas que chegam a um pronto socorro hospitalar, as psicólogas falaram sobre as intervenções realizadas, os mitos e impasses existentes, tanto entre os sujeitos atendidos quanto pela própria equipe de saúde do hospital.
O suicídio foi abordado de maneira ampla, como fenômeno situado na cultura e na história, pela ótica daqueles que realizam os atendimentos e são afetados diante da demanda de uma tentativa de suicídio.
A temática também foi debatida como demanda da rede de proteção social dos sujeitos em sofrimento psíquico, a qual relaciona-se diretamente aos serviços de Saúde Mental que poderiam ser ofertados a esses sujeitos como forma de prevenção.