auto_awesome

Noticias






SEGUNDA PRÉ MOSTRA DE PRÁTICAS EM PSICOLOGIA OCORRE NO NORTE-NOROESTE FLUMINENSE, COM TEMAS SOBRE PSICOLOGIA OFFSHORE, TEA E SUAS


Data de Publicação: 16 de abril de 2024


A 17ª Edição da Mostra Regional de Práticas em Psicologia, promovida pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), está sendo construída visando incentivar a interiorizar e descentralizar. Nesse contexto, estão sendo realizadas Mostras em todas as regiões do Estado, sendo chamadas Pré Mostras.

 

Com o tema  “A cabeça pensa onde os pés pisam: Caminhos da Psicologia no Rio de Janeiro”, as Mostras e Pré Mostras procuram compartilhar trabalhos realizados por psicólogas(os) e estudantes, explicitando a diversidade de áreas temáticas que constitui a Psicologia como ciência e profissão, sempre orientadas pelo compromisso inalienável com a dignidade humana. 

A segunda Pré Mostra ocorreu na região Norte-Noroeste Fluminense, no auditório do edifício onde está localizada a subsede do CRP-RJ em Campos dos Goytacazes, no dia 26 de março, com uma participação expressiva de público. Durante o evento, foram apresentados 10 trabalhos em salas simultâneas.

Abertura institucional

A mesa de abertura institucional contou com a presença de Cleide Neves (CRP 05/40812), psicóloga e atual coordenadora da Comissão Gestora da subsede Norte-Noroeste do CRP-RJ. Neves falou sobre o papel da comissão gestora e da inauguração da subsede que, desde 22 de setembro de 2023, atende aos 22 municípios da região norte-noroeste fluminense, aproximando o CRP-RJ da categoria e valorizando o impacto da Psicologia no território. 

A psicóloga coordenadora adjunta da Comissão de Eventos do CRP-RJ Elisa Martins (CRP 05/64825), também participou da mesa de abertura institucional e falou sobre a importância de trazer a Mostra Regional de Práticas em Psicologia para a região, contemplando o local e a troca de experiências com apresentações de trabalhos e pesquisas, trazendo uma Psicologia mais próxima.

Mesa de Abertura – As Psicologias na Região Norte-Noroeste Fluminense: a cabeça pensa onde os pés pisam

A mesa de abertura abordou em seu tema, o lema da Mostra “As Psicologias na Região Norte-Noroeste Fluminense: a cabeça pensa onde os pés pisam”.

Mediando a mesa, Luciana Fernandes Caldas Meira (CRP 05/35298), psicóloga colaboradora do CRP-RJ, falou dos pontos focais para além da subsede de Campos, que visam incentivar cada vez mais a descentralização para que o CRP-RJ chegue a todos os municípios.

 

Abordando o tema “Psicologia Offshore: Práticas e Desafios na Região Norte e Noroeste Fluminense”, Estevão Trindade (CRP 05/57660), psicólogo, especialista em psicologia hospitalar e na área offshore, destacou o suporte psicológico aos trabalhadores e colaboradores do setor de petróleo e gás, tema muito novo na Psicologia onde a carência e adoecimento mental são pouco abordados. Trindade apontou também a prevenção ao suicídio, os aspectos do trabalho e sobre a escuta e busca ativa que os profissionais de Psicologia precisam exercer nesse contexto. 

“Contribuição da Psicologia no SUAS e Compromisso Social” foi o tema da fala da psicóloga Sônia Rodrigues (CRP 05/67814), especialista em saúde mental e atenção psicossocial, e psicóloga atuante na Assistência Social. Rodrigues compartilhou aos presentes sua experiência de trabalho em uma Unidade de Reinserção Social, lugar de vulnerabilidade extrema, onde atendia homens que buscam por acolhimento, escuta, vínculo, autonomia e reintegração. Lugar muito importante na mudança da trajetória do indivíduo, muitas vezes desamparado na rua.


O tema ”Psicologia e TEA (transtorno do espectro autista): pesquisas, intervenções e práticas de inclusão” foi abordado pela psicóloga Bruna Poley (CRP 05/38910), que trouxe a experiência e práticas em clínica com crianças autista e de atraso no desenvolvimento. Poley abordou como entender e ajudar uma criança a se regular e fazer o sujeito se entender através do modelo  DIR/Floortime (Desenvolvimento funcional emocional; diferenças individuais e de relacionamento) criado no final da década de 1980 por pesquisadores norte-americanos para auxiliar as crianças a se desenvolver, principalmente as que estão no espectro do autismo.

 

Apresentação de Trabalhos

 

Foram apresentados 10 trabalhos de psicólogas, psicólogos e estudantes de Psicologia da região, que compartilharam suas práticas e experiências nas mais variadas área de atuação da Psicologia.

Os trabalhos apresentados foram “Aspectos psicológicos das síndromes hipermóveis e dor crônica” de Bianca de Azevedo Lima; Formação para Além da Psicoterapia, Ferramentas do Psicólogo na Assistência Social” de Camila Borges Chiva e Lurdes Perez Oberg; “A atuação do psicanalista nos novos dispositivos socioassistenciais: um relato de experiência” de Gabriel Crespo Soares Elias e Soneide de Sales Lima; “A importância do olhar humanizado para a efetivação da Educação Especial Inclusiva” de Clara Serafim Menezes de Assis e, Gabriel Crespo Soares Elias; “Acesso das pessoas com deficiência à rede socioassistencial” de Ashley Rocha Reishoffer Muniz e João Gabriel de Souza Batista; “Estratégias Educacionais na Promoção da Inclusão de Mulheres Vítimas de Violência de Gênero” de Fabiana Teixeira Ramos Tavares e Crisóstomo Lima do Nascimento; “TEA (Transtorno de Espectro Autista): os desafios do diagnóstico tardio em crianças” de Anna Carolina Borges Lourenço e Isabela Silva Rodrigues Alves; “Saudosismo Manicomial e Políticas de Esquecimento: Notas sobre a Colonialidade do Cuidado” de Caio Carvalho Freixo Rezende e Pedro Renan Santos de Oliveira; “A Caixa enquanto dispositivo de análise dos efeitos do manicômio no corpo” de Laura Silveira da Silva, Gabriela Rocha Guimarães, Luana da Silveira e Bruna Pinto Martins Brito; e “Saúde Mental dos trabalhadores em Offshore” de Vitório Luiz da Silva Soares Machado.
Encerramento

A conclusão da segunda Pré Mostra de Práticas em Psicologia foi realizada por Elisa Martins, Cleide Neves e Conceição Gama (CRP 05/39882), coordenadora da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ, coordenadora do eixo de Políticas para as mulheres, representante do sudeste no GT nacional de Gênero e Diversidade Sexual do CFP e membro da Comissão Gestora da subsede Norte-Noroeste do CRP-RJ.

Elisa Martins destacou o sucesso que foi essa edição e expressou o orgulho para a comissão e para o CRP-RJ em ver a admissão dos representantes que apresentaram os trabalhos, enriquecendo cada vez mais a Mostra de Práticas em Psicologia.

Cleide também falou da adesão positiva dos participantes nessa segunda Pré Mostra nesse dia, que foi de muitas trocas e falou dos próximos eventos que estão por vir na região norte-noroeste.

 

Conceição agradeceu a participação de todas(os), da subsede recém inaugurada e falou da importância do apoio da gestão no projeto de interiorização e do engajamento dos estudantes nas apresentações comprometidas com políticas públicas e direitos humanos.

 

Para acompanhar na íntegra a 1ª Pré Mostras acesse o canal oficial do CRP-RJ no YouTube @realCRPRJ.

https://www.youtube.com/watch?v=RVfrvv2Djcs

 



WhatsApp-Image-2024-04-16-at-10.40.56-300x175.jpeg