O CRP-RJ realizou, no dia 23 de março, no auditório do SINDPETRO, no Centro de Macaé, o último Pré-Congresso Regional de Psicologia do Norte-Noroeste Fluminense, mobilizando psicólogas (os) e estudantes da região.
Antes do Pré-Congresso, houve uma breve mesa de debates com temática “A Psicologia produzindo reflexões e ações sobre as Políticas Públicas”, que teve participação da psicóloga Maria Lusia Sarubi de Mello (CRP 05/9050), coordenadora da Área Técnica de Vigilância à Violência da Secretaria Municipal de Saúde de Macaé.
Compuseram a mesa também as integrantes da Comissão Gestora do CRP-RJ no Norte-Noroeste Fluminense Fátima Siqueira Pessanha (CRP 05/9138), Denise da Silva Gomes (CRP 05/41189) e Evelyn Rebouças de Gouvêa (CRP 05/41205).
Maria Lusia destacou a importância da inserção das (os) psicólogas (os) nos diversos dispositivos de Políticas Públicas em níveis municipal, estadual e/ou federal. A psicóloga falou também da importância dos mecanismos de avaliação das diversas Políticas Públicas tanto para os gestores quanto para os profissionais que atuam nesses equipamentos e, também, para a população usuária dessas políticas.
A psicóloga abordou a necessidade de avaliação constante da política de Saúde Mental a partir de seus usuários e familiares. “Estamos vendo uma onda conservadora querendo resgatar o formato antigo e isso tem ameaçado e muito os paradigmas da Reforma Psiquiátrica. Diante disso, nossa sugestão é fazer uma avaliação ampla da atual política de Saúde Mental e verificar quais as deficiências que ela traz e, uma vez que você corrige essa deficiências, você blinda essa política. Assim, não há como destituí-la”.
Em seguida, Maria Lusia citou algumas dessas deficiências, destacando, entre outras, a dificuldade de a atual política de Saúde Mental em promover ações junto aos usuários em seus territórios. “Essas deficiências mostram o quanto, ainda, precisamos lutar para defender e ampliar a política de Saúde Mental em nosso país”, disse.
Eleição de delegadas (os) e votação de propostas
Ao final do debate, teve início o Pré-Congresso com a eleição da mesa diretora para conduzir os trabalhos durante o evento. Foi, então, feita a leitura e aprovação do Regimento Interno do Pré-Congresso pelos presentes.
Em seguida, aconteceu a eleição de delegadas (os) para o Congresso Regional de Psicologia (COREP), que acontecerá entre 29 de abril e 1º de maio no Rio de Janeiro. Ao todo, foram eleitas (os) três delegadas (os), além de dois delegados estudantes, um efetivo e outro suplente.
Por fim, as (os) participantes reuniram-se para debater e elaborar propostas. Foram elaboradas e votadas 17 propostas da região. Onze delas foram aprovadas com modificação pelos presentes e as outras seis foram aprovadas na íntegra.
Março de 2016