auto_awesome

Noticias






“Reflexão: Campos de estágios e a prática da profissão” é tema do último debate do I Fórum de Psicologia da Baixada


Data de Publicação: 19 de novembro de 2015


baixada 3A última mesa do I Fórum de Psicologia da Baixada Fluminense, que ocupou o auditório da Subsede do CRP-RJ, no dia 7 de novembro, teve como tema “Reflexão: Campos de estágios e a prática da profissão”.

Os palestrantes convidados foram coordenadores de Supervisão de Estágio de universidades da região. Foram eles: Maria da Graça Rezende Mendes (CRP 05/17644), da SEFLU, Denise Rodrigues (CRP 05/13305), da UNESA, Sergio Melo Guimarães (CRP 05/ 15556), da UNIABEU, representando a professora Suelen Carlo de Oliveira, e Ana Cláudia Peixoto (CRP 05/23819), da UFRRJ, representando a professora Carla Vicent, coordenadora do SPA.

A mesa foi mediada por Thelma Mary de Oliveira (CRP 05/15326), mestre em Saúde e Meio Ambiente, professora na SEFLU, coordenadora do Curso de Psicologia na Universidade Estácio de Sá/UNESA/Norte Shopping e Supervisora de Estágio.

Maria da Graça Rezende reforçou mais uma vez a relevância do estágio na formação do profissional de Psicologia. “Na SEFLU, temos um programa de estágio interno e também fazemos convênios com outras instituições para que nosso aluno tenha sempre a possibilidade de estagiar. Porém, sempre o acompanhamos bem de perto para termos a certeza de que está sendo bem orientado. Nos comprometemos com esse acompanhamento, justamente por considerar o estágio uma etapa de suma importância para a formação do nosso psicólogo.”

Já Denise Rodrigues problematizou a relação entre a Universidade e as instituições conveniadas para estágio. Uma reclamação é que nós precisamos ir atrás das instituições e quase pedir ‘pelo amor de Deus’ para aceitarem nosso estagiário. E, além desse problema, nós encontramos vários outros que são instituições que usam a mão de obra do estagiário como um subprofissional mal remunerado e sem nenhuma garantia trabalhista. Isso é errado. Estágio deve ser supervisionado”.

Sergio Mello Guimaraes informou que a ênfase destacada no campo de estágio da UNIABEU é o de Psicologia Social Comunitária, além do estágio em Instituições com práticas em Psicologia na Saúde, Escolar e Organizacional.  Ele explicou que “o objetivo do estágio é fazer o elo, o vínculo entre teoria e prática. Na nossa Universidade, nossos alunos fazem pelo menos um ano de estágio, sendo seis meses em cada área. Tudo isso, porque queremos formar um psicólogo generalista, capaz de atuar nas diversas áreas nas quais a Psicologia se insere”.

Por sua vez, Ana Cláudia Peixoto, representando a professora Carla Vicent, coordenadora do SPA, pontuou que o estágio da UFRRJ inicia já no terceiro período da graduação, sendo mais básico, enquanto no sétimo período o aluno faz o estágio específico da área de atuação escolhida.

“Nossa ênfase é na Psicologia inserida na Saúde e na Educação, com diversas subdivisões específicas. No sétimo período, nosso aluno já irá estagiar dentro da área específica que escolher, justamente para ter o contato com a prática que posteriormente, depois de formado, irá atuar. Com isso, ele ganha mais embasamento para sua práxis”, esclareceu Ana Cláudia.

A mediadora Thelma finalizou a mesa enfatizando o mérito do evento de Psicologia para a região da Baixada, já que, segundo ela, “pessoas em situação econômica e social menos favorecida não vive só com fome de comida. Ele necessita da nossa escuta, ele necessita de acompanhamento psicológico, tanto quanto necessita de outros serviços. Uma grande prova disso é Belford Roxo, aqui na Baixada, que é um dos municípios com maior número de profissionais da Psicologia no estado, e não é um município abastado. Por isso, temos que sempre ter uma prática humanista e engajada socialmente, pois o nosso trabalho não é supérfluo”.

Encerrando o evento, a conselheira-presidente da Comissão Gestora do CRP-RJ na Baixada, Vanda Vasconcelos Moreira (CRP 05/6065), agradeceu os participantes e os palestrantes e também todos aqueles que somaram esforços na realização do I Fórum de Psicologia na Baixada.



baixada-3-1-300x200.jpg