A Comissão Gestora do Norte e Noroeste Fluminense do CRP-RJ promoveu, no dia 10 de setembro, em Campos dos Goytacazes, uma roda de conversa sobre “Psicologia e Políticas Públicas: elaboração, participação e controle social”. O encontro teve como objetivo pensar as formas de participação da categoria na elaboração e implementação das políticas públicas e também nos espaços de Controle Social.
Marcaram presença as conselheiras do CRP-RJ e membros da Comissão Gestora, Fátima dos Santos Siqueira Pessanha (CRP 05/9138) e Denise da Silva Gomes (05/41189), além da presidente da Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas, Priscila Gomes Bastos (CRP 05/33804), e do conselheiro-tesoureiro, Alexandre Trzan Ávila (CRP 05/35809). Participaram ainda os psicólogos colaboradores do CRP-RJ na região David Assad Muniz (CRP 05/36353), Giselle Pessanha Junqueira (CRP 05/42592) e Carolina Manzoli Mota (CRP 05/44330).
Durante o debate, foram levantadas dúvidas em relação à função de um conselho profissional e também quanto à participação dos psicólogos em Conselhos de Direitos locais. Na ocasião, foi abordada também a atuação do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) como dispositivo dos Conselhos de Psicologia para pesquisa, mapeamento e criação de referências técnicas e éticas para as práticas da (o) psicóloga (o) em seus mais diversos espaços de atuação.
Nessa discussão, foi possível reafirmar os espaços já conquistados pelas (os) psicólogas (as) no estado do Rio de Janeiro, garantindo a ampla participação e representatividade da Psicologia nos dispositivos de Controle Social.