O último dia da 8ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia teve início com mais apresentações de trabalhos de profissionais e estudantes de Psicologia de diversas regiões do estado do Rio e também de outros estados do Brasil. Nesse dia, houve apresentações de trabalhos somente no turno da manhã. Ao todo, foram 34 trabalhos apresentados, além de outros 20 trabalhos expostos no formato de pôsteres.
Às 10h, as (os) participantes puderam também assistir ao “Simpósio Emilio Mira y López: 50 anos depois – As diversas facetas de uma vasta obra”, coordenado por Ana Maria Jacó-Vilela e com participação do conselheiro do CRP-RJ Alexandre Trzan, Juliana Ferreira da Silva, Cecília Mira y López (neta do homenageado), Rosita Edler e Hildeberto Vieira Martins.
Outra atração da 8ª Mostra foi o Espaço Instalação “Código de Ética: um encontro para além das normas”, organizado pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF). Nesse espaço, os participantes eram instigados sensorialmente a refletir sobre temas pertinentes ao Código de Ética Profissional.
Mesas temáticas
A parte da tarde foi marcada pela apresentação de 12 mesas temáticas relacionadas a desafios e problemáticas característicos da atuação cotidiana da Psicologia em seus mais diversos espaços de inserção. Às 14h, foram apresentadas as mesas:
O CRP-RJ e sua responsabilidade social com as diversidades étno-raciais e sexuais e identidades de gênero;
Construção da CIRD (Comissão de Interiorização, Regionalização e Descentralização): as subsedes do CRP-RJ e a sua relação com a categoria;
Psicologia e a queixa escolar: roda de conversa sobre a formação do psicólogo escolar/educacional, enfrentamentos e estratégias para a desmedicalização da educação;
Código de Ética: um encontro para além das normas;
Um olhar sobre a pessoa em situação de rua no município de Mesquita.
Já às 16h, foram apresentadas as seguintes mesas temáticas:
Outras palavras: considerações sobre classificação de gênero e transgressões de gênero;
Mapeamento da Saúde Mental no município de Campos dos Goytacazes;
“Há um terreno para chamar de meu?”;
Projeto Piloto Clínica do Testemunho – Rio de Janeiro;
Judicialização da Assistência Social: a proteção especial em debate;
A Atuação dos psicólogos nos distintos níveis de atuação do SUAS;
Psicologia e Mobilidade Urbana.
Para ter acesso a mais fotos da 8ª Mostra, acesse nossa página no facebook: www.facebook.com/crprj.
Fique ligado também em nosso site para acompanhar, em breve, a cobertura completa da mesa de debates “Construção de Conhecimento” e da apresentação cultural do bloco “Bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou”.