auto_awesome

Noticias






Conselho Regional de Psicologia reúne categoria para debater Sistema Único de Assistência Social (SUAS)


Data de Publicação: 3 de julho de 2014


A Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas (CRPPP) do CRP-RJ realizou no dia 4 de junho (quarta-feira), às 14h, a mesa de debates “As (os) psicólogas (os) no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. O objetivo do evento que contou com mais de 150 pessoas foi fomentar a reflexão a respeito da atuação das (os) profissionais de Psicologia nessa política.

Os debatedores da mesa foram: Maria Helena Zamora (CRP 05/21685), psicóloga atuante em Psicologia Jurídica e Psicologia Social Comunitária e professora da PUC – Rio; Eduardo Mourão Vasconcelos (CRP 05/32652), psicólogo, mestre em Ciência Política, doutor pela London School of Economics (Inglaterra), professor da Escola de Serviço Social da UFRJ; e Hilda Corrêa, assistente social, ex-conselheira do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro e militante no Fórum de População Adulta em Situação de Rua.

Analícia Martins de Sousa (CRP 05/31168), conselheira presidente da CRPPP, iniciou a mesa de debates dando boas-vindas a todos os participantes. Ressaltou a grande procura pelo evento, o que demonstrava, segundo ela, o anseio dos profissionais por espaços de debate e a importância da realização de novos eventos sobre a atuação dos profissionais psicólogos na Assistência Social.

A assistente social Hilda Corrêa iniciou sua fala parabenizando o CRP pela iniciativa, e falou da importância da proximidade dos assistentes sociais e psicólogos e o cuidado necessário quanto as atribuições distintas de cada categoria. Em sua fala, ela historicizou a construção do Serviço Social como categoria, e as origens conservadoras ao processo de ruptura e que é proposto um novo projeto para a profissão, com compromisso de luta contra as desigualdades sociais. Abordou também a construção da Assistência Social, do papel dos Assistentes Sociais nesta construção e apresentou os princípios desta política pública.

Eduardo Mourão apresentou o processo de inserção das (os) Psicólogas (os) no SUAS comparando-o a um ritual de passagem, desde o primeiro momento de “susto” com o novo campo, a sensação de perda de identidade até o momento de abertura para as novas possibilidades de atuação profissional. Para ele, os currículos dos cursos de Psicologia não valorizam a temática do SUAS, o que é um problema para os futuros profissionais.  No entanto, não haveria uma crise relacionada à identidade profissional da (o) Psicóloga (o), mas sim à nova ênfase em formas de profissionalidades já existentes, porém secundarizadas.

A psicóloga Maria Helena Zamora questionou o lugar que a Psicologia é chamada a ocupar nas políticas de Assistência Social. Ela chamou atenção para as resistências e lutas possíveis nestes espaços. “Tudo o que o capitalismo conseguiu, custou luta, custou sangue, custou perseguição. A instauração do controle da população é só mais um mecanismo do capitalismo. Sem analisar o conjunto, acabamos colocando sempre o olhar sobre o individuo”, comentou.

A psicóloga finalizou com a seguinte reflexão: “Precisamos nos qualificar mais, precisamos discutir mais, melhorar, mas não podemos nos enganar. Para Maria Helena, precisamos ser cuidadosos para não cair na armadilha de atribuir às pessoas e coletivos, com os mais diversos problemas, a culpa de sua própria condição, repetindo preconceitos e ajudando a segregar e excluir. “Ele não quis estudar, ele é doente mental, ele é o problema, a família dele é desestruturada (como se as famílias não fossem de infinitos modelos)”, acrescentou.

O grande número de profissionais que se inscreveram para mesa de debates “As (os) psicólogas (os) no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)” chamou a atenção de todos  os participantes e da organização do evento. Dado que nos convoca a dar continuidade a ações sobre a temática SUAS. É sabido que o quantitativo de psicólogas (os) atuando nessa política pública vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, a tendência é que cresça ainda mais.  Diante disso, os debates sobre a atuação dos psicólogos no SUAS também estarão presentes nos próximos eventos organizados pelo CRP-RJ: a VIII Mostra Regional de Práticas em Psicologia (dias 27 e 28 de agosto) e o III Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas (dias 13 e 14 de novembro), ambos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).