auto_awesome

Noticias






Jornada Mira Y Lopez: 50 anos depois!


Data de Publicação: 21 de maio de 2014


No dia 28 de maio, será prestada uma homenagem ao Dr. Emílio Mira Y López, ele é criador do Instituto de Seleção e Orientação Profissional. Emilio é um psiquiatra cubano-espanhol, desempenhou um importante papel no desenvolvimento da Psicologia, enquanto ciência e profissão, no Brasil.

Estabelecendo-se aqui desde meados da década de 1940, depois de sair da Espanha por sua participação na Guerra Civil Espanhola (1936-1939) ao lado das forças republicano-legalistas, resistindo ao golpe fascista de Francisco Franco, Mira y López criou o ISOP, Instituto de Seleção e Orientação Profissional, da Fundação Getúlio Vargas, em 1947, que foi um dos órgãos pioneiros da disciplina psicológica em nosso país.

Mira y López criou o PMK, Psico-diagnóstico Mio-cinético, um teste expressivo de personalidade, aplicado na seleção de motoristas para prevenção de acidentes na década de 50, na seleção dos jogadores de futebol da seleção de 1958 e 1962 e na seleção do corpo diplomático do Itamarati.

Nesta seleção, Mira contra-indica um candidato dizendo: “sua vocação é a música”. Era o maestro Antonio Carlos Jobim. Seu filho Emílio sempre brinca: “a Psicologia dá o Tom”. Mira teve ainda uma importante atuação na regulamentação da profissão de psicólogo.? O CRP-RJ lembra sua figura e reconhece seu papel, como um dos fundadores da Psicologia no Brasil.

Confira abaixo a programação!

  • 9h: Abertura com apresentação de autoridades e inauguração da placa comemorativa alusiva ao ISOP e à obra de Mira y López
  • 10h: 1ª mesa: Mira y López e a Psicologia
    Psicologia como Ciência Social – O ISOP e a FGV (Suely Braga)
    Mira, vida e obra (Ana Jacó)
    O ISOP e suas repercussões no Brasil e na America Latina (José Novaes)
    A regulamentação da profissão de psicólogo (Carlos Marconi)
  • 12h30min: Intervalo para o almoço
  • 14h30min: 2ª mesa: Da medicina à Psicologia
    Psiquiatria (Adolpho Hoirisch)
    Psicoterapia e Psicanálise (Rita Manso)
    Psicotécnica (Cristiano Esteves)
  • 16h: 3ª mesa: Mira e a harmonia social
    A Psicologia de Mira e os ensinamentos de Tarthang Tulku Rinpoche, a Psicologia Tibetana Nyingma (Claudio Moraes)
    Apresentação da Casona de La Paz, Colônia Valdense Uruguai (Emílio Mira y López Filho)
  • 17h: Encerramento e Coquetel