O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro está acompanhando com bastante atenção a delicada situação de dezenas de egressos do curso de Psicologia da Universidade Gama Filho (UGF), que, embora tenham concluído a graduação, ainda não obtiveram o certificado de conclusão de curso.
A UGF foi descredenciada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em janeiro desse ano e, com isso, os estudantes que concluíram o curso de Psicologia ainda não receberam sequer o certificado de colação de grau, estando, assim, impossibilitados de se inscrever no CRP e, consequentemente, de exercer a profissão de psicóloga (o).
Diante disso, muitos estudantes têm procurado o CRP-RJ em busca de apoio institucional para resolver esse complicado quadro.
O Conselho, embora restrito às atribuições expressas pela Lei nº 5.766/71 – que define sua atuação como Autarquia Federal responsável por orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício da Psicologia no estado do Rio – está implicado na luta desses estudantes pelo seu direito de exerceram a profissão.
Desse modo, encaminhamos ao MEC, no dia 25 de março, um ofício a respeito solicitando informações sobre os encaminhamentos que têm sido dados.
Além disso, temos buscado outros meios legais e institucionais cabíveis para agir no auxílio a esses futuros profissionais. Nesse sentido, o CRP-RJ, junto ao Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro (SindPsi/RJ) e à Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI), está se articulando para cobrar do MEC respostas para a resolução desta situação.
Fique ligado em nosso site e mídias sociais para ter mais informações sobre esse caso!