auto_awesome

Noticias






Evento preparatório para o II PSINEP acontece na sede do CRP-RJ


Data de Publicação: 9 de abril de 2014


No dia 5 de abril, na sede do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, foi realizado o Encontro Preparatório do Rio de Janeiro para o II PSINEP – Encontro Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) de Relações Raciais e Subjetividades –, que acontecerá na Faculdade Maurício de Nassau, em Recife (PE), entre os dias 1 e 3 de maio. O objetivo do encontro preparatório foi fomentar o debate com a categoria, estudantes, e outros profissionais implicados na temática das relações raciais.

O evento teve a participação da conselheira e representante do CRP-RJ na Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) das Relações Raciais e Subjetividades (ANPSINEP), Maria da Conceição Nascimento (CRP 05/26929), da presidente da Comissão Regional de Direitos Humanos (CRDH) do CRP-RJ, Janne Calhau Mourão (CRP 05/1608) e da assessora de Políticas Públicas do CRP-RJ, Fernanda Haikal (CRP 05/34248).

O encontro, que contou com o apoio do CRP-RJ e de sua Comissão Regional de Direitos Humanos, reuniu 14 participantes, entre eles um estudante de graduação de Psicologia da Uniabeu, e teve a prestimosa colaboração de Celso de Moraes Vergne (CRP 05/27753), psicólogo do município de Nova Iguaçu e Assistente de Coordenação da Assessoria Técnica de Gestão Estratégica e Participativa da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, e Luciene Lacerda (CRP 05/09715), psicóloga atuante na área de Bioética do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ e com vasta experiência nas áreas de Saúde Coletiva e Saúde da População Negra.

Maria da Conceição explicou a dinâmica dos trabalhos e ressaltou a importância da mobilização dos profissionais e estudantes de Psicologia nas etapas anteriores ao II PSINEP. Em seguida, ao falar do tema do encontro –“12 anos de uma resolução invisível”, esclareceu que a escolha desse tema se deu em virtude de a Resolução CFP nº 18/2002 permanecer desconhecida da grande maioria das(os) psicólogas(os) desde sua criação. A resolução estabelece normas de atuação das(os) psicólogas(os) em relação ao preconceito e à discriminação racial.

Utilizando o tema do II Encontro Nacional como provocação à reflexão, Janne lembrou que nenhuma luta deve ser isolada, solitária, e complementou: “O que a Psicologia tem a ver com isso? Essa é uma pergunta que costumamos colocar para a reflexão dos psicólogos. A Psicologia não pode ser vista como se fosse asséptica, higienizada, afastada das realidades; como se não fossemos, nós psicólogos e cidadãos, atravessados pelos acontecimentos da sociedade. É preciso que nos empenhemos para desvelar essa invisibilidade”.

II PSINEP

O II PSINEP terá três eixos de discussão:

  • I – Formação: Reflexões sobre a inserção de questões raciais na graduação, na pesquisa acadêmica e na prática profissional.
  • II – Sofrimento Psíquico: Estudo de teorias que fundamentam a compreensão e o manejo a partir do sofrimento objetivo e subjetivo imposto ao povo negro.
  • III – Racismo Institucional: Pensar a prática profissional e o compromisso ético da Psicologia no campo institucional.

Atenção: As inscrições de trabalhos para o II PSINEP podem ser feitas até o dia 10 de abril (quinta-feira), pelo site: http://anpsinep.cfp.org.br/.