Participe da 26ª edição da cerimônia de entrega da Medalha Chico Mendes de Resistência, promovida anualmente pelo Grupo Tortura Nunca Mais/RJ (GTNM/RJ) e que acontecerá às 18h do dia 1º de abril (terça-feira) no Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, no Centro do Rio.Em cada edição, são agraciadas dez pessoas ou entidades, nacionais ou internacionais, que tenham se destacado nas lutas pela defesa dos Direitos Humanos e no combate a qualquer tipo de ditadura, violência e tortura.
O Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ fica localizado na Rua Moncorvo Filho, nº 8 – Praça da República – Centro do Rio (próximo à Central do Brasil).
Para mais informações, acesse www.torturanuncamais-rj.com.br ou envie e-mail para [email protected].
Sobre a Medalha
A Medalha Chico Mendes de Resistência foi criada pelo Grupo Tortura Nunca Mais/RJ em 1989, mesmo ano em que, no dia 31 de março, os Ministros Militares homenagearam com a Medalha do Pacificador – a mais alta comenda do Exército – conhecidos torturadores do período da ditadura civil-militar.
No ano anterior, em 22 de dezembro, Chico Mendes, importante ativista de lutas populares, havia sido assassinado. O GTNM/RJ, então, indignado com esse assassinato e com a homenagem prestada a antigos torturadores, criou a Medalha Chico Mendes de Resistência para agraciar pessoas e entidades cujo trabalho tem se destacado na defesa da vida, da liberdade e dos Direitos Humanos.
A data escolhida para a entrega da Medalha faz referência ao dia do golpe militar, em 1º de abril de 1964, quando as Forças Armadas depuseram o então presidente João Goulart, dando início a longos 21 anos de período ditatorial em nosso país.
Serviço:
26ª Medalha Chico Mendes de Resistência
Data: 1º de abril
Horário: 18h
Local: Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ
Endereço: Rua Moncorvo Filho, nº 8 – Praça da República – Centro do Rio (próximo à Central do Brasil).
Informações: www.torturanuncamais-rj.com.br.