auto_awesome

Noticias






“Violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes” é tema da 11ª Rodas e Encontros realizado na Subsede do CRP-RJ na Baixada Fluminense


Data de Publicação: 12 de novembro de 2013


A Comissão Gestora da Subsede do CRP-RJ na Baixada Fluminense promoveu no dia 23 de outubro uma “Rodas e Encontros”. O bate papo contou com a participação de psicólogas (os), estudantes e demais profissionais da região para debater o tema “Violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes”.

O encontro foi excelente, coordenado pelas psicólogas conselheiras do CRP-RJ Vanda Vasconcelos (CRP 05/6065), Viviane Martins (CRP 05/32170) e Colaboradoras Denise Malheiros e Jacqueline Santos, integrantes da Comissão Gestora da Subsede Baixada. O evento contou com profissionais e estudantes de várias partes da Baixada. Lia Toyoko Yamada (CRP 05/30850) foi uma das Psicólogas convidadas. Ela é da Marinha do Brasil, professora e pesquisadora da Universidade Estácio de Sá e doutoranda em Psicologia Social pela UERJ que está desenvolvendo uma pesquisa sobre o tema em Nova Iguaçu.

Além de Lia, Saulo Oliveira (CRP 05/31988), Psicólogo do Ministério Público do Estado do RJ na área da Infância e Juventude e pós graduado em Psicologia Jurídica pela UERJ, também participou da mesa, onde abordou sobre o Sistema de Garantia de Direitos, com excelente apresentação atendendo as necessidades de conhecimento e esclarecimento dos presentes. Saulo aproveitou a oportunidade para relembrar o mapeamento da Rede de Proteção à Infância e Juventude da Baixada Fluminense realizado em 2009 pelo CRP-RJ e ressaltou a importância do fortalecimento da Rede.

Outra convidada foi Isabel Cristina da Conceição (CRP 05/41366), Psicóloga do Centro de Referência Especializado da Assistência Social do Município de Queimados, referência em criança e adolescente, vítima de abuso sexual. A psicóloga falou da  experiência neste trabalho, informando sobre a complexidade e situação de vulnerabilidade em torno da questão e a grande importância em retomar os encontros da Rede de atendimento Criança Baixada, reafirmando a fala do psicólogo Saulo, pois a fragmentação, isolamento dos serviços e das informações é  um quadro atual que precisa de rápidas mudança e transformações para melhor atender a demanda que é grande.

Alguns profissionais e representantes de movimentos sociais presentes abordaram sobre as negligências das prefeituras locais referentes aos serviços da atenção básica para crianças e adolescentes e convidaram aos presentes para o encontro das redes dos movimentos sociais da região para o evento do Fórum Grita Baixada a ser realizado no dia 22 de novembro, de 9h as 12h, no Centro de Formação de Direitos Humanos  da Diocese de Nova Iguaçu, no Bairro  Moquetá, Nova Iguaçu.

No debate, dados alarmantes foram revelados sobre a situação dos abusos e das explorações sexuais que acontecem na região. Para dar prosseguimento ao trabalho foi marcado outro encontro para o dia 27 de novembro, 4ª feira às 17h30, uma 12ª RODAS E ENCONTROS para dar continuidade ao sobre o tema, retomando os contatos da Rede Criança Baixada.

A Subsede da Baixada, os Psicólogos, os estudantes e todas as outras instituições envolvidas com este assunto esperam a participação não só dos profissionais de Psicologia, mas de todos que queiram tratar este tema.