Segue abaixo a matéria de cobertura publicada pelo Conselho Federal de Psicologia sobre o treinamento para os conselheiros presidentes e tesoureiros dos Conselhos Regionais recentemente empossados.
O CRP-RJ esteve presente e soma-se às manifestações abaixo, ressaltando a importância da reunião, principalmente para os conselheiros que assumem em novas gestões com pouco ou nenhuma experiência em Conselhos Profissionais.
Treinamento possibilita troca de experiências entre as novas gestões dos Conselhos de Psicologia
Após dois dias de trocas de experiências e debates sobre as ações para os próximos anos da profissão, terminou o treinamento para gestão e administração financeira do Sistema Conselhos de Psicologia. O encontro reuniu, na sede do CFP, nos dias 17 e 18 de outubro, presidentes e tesoureiros eleitos para a próxima gestão (2013-2016), tanto do federal quanto dos regionais.
Na avaliação da presidente do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP-01), Cynthia Ciarallo, o encontro demonstrou a preocupação do CFP em orientar os novos gestores políticos, administrativos e financeiros dos CRPs. “Foi importante para esclarecer dúvidas e trocar informações e boas práticas”, frisou.
Para Roberto Domingues, presidente do Conselho Regional de Minas Gerais (CRP-04), o treinamento foi fundamental para aproximar as gestões dos Conselhos de Psicologia. “Independentemente do tamanho dos conselhos e as distinções existentes entre eles, somos semelhantes em termos de problemas e desafios. Participar desse momento, reconhecendo isso e podendo traçar um alinhamento das ações, foi fundamental”, avaliou.
De acordo com a presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-06), Elisa Zaneratto Rosa, o treinamento foi importante para que as novas gestões iniciem seu trabalho com mais clareza. “Muitos princípios e diretrizes que organizam os Conselhos de Psicologia hoje já estão postos na estrutura do Sistema Conselhos, previstos em lei, mas muitos outros são produtos do processo de construção política dos regionais, do federal e do próprio movimento da categoria, e, que organizam o nosso jeito de fazer a gestão. Por isso, foi importante esse espaço de troca de experiência e de alinhamento do modo de funcionar que foi construído pelo sistema”, disse.
Para Jaira Rodrigues, presidente do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12), o encontro ampliou a clareza das políticas que são centrais para o Sistema Conselhos, que estão em andamento e que precisam ser defendidas. “Além dos novos regionais criados, recentemente, temos várias (os) conselheiras (os) novas (os) e foi essencial colocar todas (os) a par das políticas que estão sendo desenvolvidas. Os resultados do treinamento irão auxiliar na transição tanto em âmbito nacional quanto estadual”, destacou.
A presidente do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba (CRP-13), Ana Sandra Fernandes, parabenizou a realização do treinamento e considerou fundamental para os novos plenários as informações repassadas durante os dois dias do encontro.
Novos CRPs
Os novos Conselhos Regionais de Psicologia, recentemente criados, Piauí (CRP-21), Maranhão (CRP-22) e Tocantins (CRP-23) também participaram do treinamento.
Para Isalena Carvalho, vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão (CRP-22), estar presente nos dois dias de treinamento foi extremamente importante, principalmente para os novos CRPs. “Precisamos das orientações, das experiências dos outros regionais para que possamos iniciar nossa gestão”, indicou.
Eduardo de Pinho, tesoureiro do Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23), afirmou que o encontro permitiu a integração dos novos regionais ao Sistema Conselhos. “Aprendemos muito e vamos continuar trabalhando em prol da Psicologia sempre”, disse.
Palônia Andrade, presidente do Conselho Regional de Psicologia do Piauí (CRP-21), destacou as inquietações provocadas pelos debates. “Para nós que somos dos novos regionais foi de fundamental importância esse treinamento para nortear a nossa prática na consolidação dos novos CRPs. Viemos com algumas inquietações e voltamos com outras, mas ao menos agora temos um norte. Tranquiliza-nos saber que o federal está nos apoiando nesse processo. O evento foi muito enriquecedor com a troca de experiências”, avaliou.
No encerramento do encontro, o presidente em exercício do CFP, Aluízio Lopes de Brito, disse que foi uma grande satisfação a presença de todas e todos e ressaltou que era responsabilidade do federal realizar o treinamento para compartilhar as políticas em andamento e alinhar as ações para os próximos anos. “Ganha a Psicologia brasileira com isso, ganha a categoria e ganha a sociedade”, pontuou. O presidente colocou o CFP à disposição para esclarecer dúvidas e auxiliar no que for preciso as novas gestões neste momento de transição no Sistema Conselhos de Psicologia.
Apenas os conselhos regionais do Rio Grande do Norte (CRP-17) e de Goiás (CRP-09) não puderam comparecer.
Fonte: Site do CFP