auto_awesome

Noticias






VII Mostra Regional de Práticas em Psicologia reúne mais de 350 participantes em quatro dias de evento


Data de Publicação: 29 de agosto de 2013


Promovida anualmente pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro como um espaço potente de troca de experiências e reflexões sobre a prática da Psicologia entre profissionais e estudantes, a Mostra Regional de Práticas em Psicologia chegou à sua 7ª edição mobilizando mais de 350 participantes em quatro dias de eventos.

A VII Mostra aconteceu no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro entre 13 e 16 de agosto.

Foram mais de 75 trabalhos inscritos e apresentados por psicólogos e estudantes no formato “Experiências em Debate”. Além disso, a programação do evento contou também com a exposição de 18 pôsteres, na qual um profissional, ou grupo de profissionais, expunha aos participantes interessados um trabalho ou projeto desenvolvido em alguma área da Psicologia.

Uma novidade dessa edição da Mostra foi a possibilidade de participantes se organizarem e inscreverem na programação do evento mesas temáticas com palestrantes. Ao todo, foram 18 mesas temáticas apresentadas sobre as mais variadas temáticas ligadas à prática da Psicologia.

O evento contou ainda a entrega do VI Prêmio Margarete de Paiva Simões Ferreira ao 1º e 2º colocados nas categorias Profissional e Estudante e teve também quatro mesas de debates sobre questões contemporâneas que têm provocado atravessamentos e controvérsias na Psicologia e na sociedade brasileira.

1º dia: Mesa de abertura, entrega do Prêmio Margarete e lançamento de livros

O 1º dia do evento foi marcado por uma mesa de que contou com a presença da presidente do CRP-RJ, Vivian Fraga, da conselheira-tesoureira do Conselho Federal de Psicologia, Monalisa Barros, do diretor do Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio, Marinaldo Silva Santos, e da professora da UERJ, Alexandra Salles.

Em seguida, foi feita a entrega do Prêmio Margarete que, em sua 6ª edição, inovou e abriu para inscrição de trabalhos em dois eixos temáticos: Eixo 1 – “Vivência da Psicologia nas Políticas Públicas” e Eixo 2 – “Diversidade dos Campos de Atuação da Psicologia”. Ao todo, a Comissão Organizadora do Prêmio recebeu 31 trabalhos inscritos nos dois eixos, 26 na categoria Profissional e cinco na Estudante.

Ao término da entrega do Prêmio, houve o lançamentos de livros.
2º dia: Apresentação de trabalhos e mesas de debates sobre Políticas Públicas e Religião e Laicidade

No dia 14 de agosto, a Mostra teve início com a apresentação de trabalhos e mesas temáticas e também a exposição de pôsteres por profissionais e estudantes.

Na parte da tarde, teve início a mesa de debates sobre “A Psicologia e os processos de construção das Políticas Públicas”. A mesa foi coordenada pelo conselheiro-tesoureiro do CRP-RJ, Alexandre Ferreira do Nascimento (CRP 05/33108), e teve participação de Rudá Ricci, sociólogo, mestre em Ciências Políticas e doutor em Ciências Sociais.

A seguir, encerrando o segundo dia de evento, houve outra mesa de debates, dessa vez sobre “Psicologia, Religião e Laicidade”, coordenada pela vice-presidente do CRP-RJ, Lia Yamada (CRP 05/30850), e com a participação do psicólogo, filósofo e mestre em História Social das Relações Políticas, Diemerson Saquetto (CRP 16/2673), e do psicólogo, mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e doutorando em Psicologia Social pela USP, Luis Fernando de Oliveira Saraiva (CRP 06/81533).

 

3º dia: Apresentação de trabalhos e mesa de debate sobre internação compulsória e redução de danos

Na manhã de 5ª feira, 15 de agosto, a VII Mostra deu continuidade às apresentações dos trabalhos e de mesas temáticas inscritas pelos profissionais e estudantes de Psicologia.

À tarde, foi promovida uma mesa de debates que trouxe como tema “Internação Compulsória e Redução de Danos”. Fizeram parte da mesa Luciano da Fonseca Elia (CRP 05/4104), psicólogo, pós-doutor em Psicologia e professor da UERJ, e Júlio César de Oliveira Nicodemos (CRP 05/34432), psicólogo, mestrando em Teoria Psicanalítica pela UERJ e coordenador da Equipe de Referência Infanto-Juvenil para ações de Atenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas (ERIJAD).

 

Último dia: Mais apresentação de trabalhos, Cine Mostra e mesa sobre Medicalização

O último dia da VII Mostra foi marcado pela apresentação de trabalhos e mesas temáticas pela manhã e, na parte da tarde, estudantes e profissionais de Psicologia se reuniram para participar do Cine Mostra, no qual puderam assistir a uma compilação de filmes que relatam a realidade dos manicômios, dos centros de tratamentos, dos moradores em situação de rua e ainda sobre o tema da internação compulsória e debater sobre o papel da Psicologia nessas discussões.

Encerrando o evento, foi promovida a mesa de debates “Novos cativeiros, transtornos e arruaceiros: para pensar a atuação profissional nas redes de medicalização da vida”, com participação de Katia Alves Aguiar (CRP 05/7618), professora associada do Departamento de Psicologia da UFF e membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, Adriano Aguiar, psiquiatra, psicanalista (EBP/AMP), coordenador da Residência em Psiquiatria do HU/UFRJ, autor do livro “A psiquiatria no divã. Entre as ciências da vida e a medicalização da existência”, e Luciana Vieira Caliman (CRP 05/26736), pós-doutora em Psicologia pela UFRJ, professora de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos (NUCC) e Núcleo de Estudos e Pesquisa em Subjetividade e Política (NEPESP).