auto_awesome

Noticias






CHUVAS VOLTAM A ATINGIR O ESTADO DO RIO DE JANEIRO NESTE ÚLTIMO FINAL DE SEMANA


Data de Publicação: 15 de janeiro de 2024


Mais uma vez, o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, por meio da Comissão Especial de Psicologia em Emergências e Desastres, se solidariza com a população atingida em diversos pontos do Estado. Até o momento foram mais de 150 ocorrências, dois desaparecidos e doze mortes (dados atualizados até o dia 15/01/23).

Consideramos importante ressaltar que a responsabilidade das calamidades não é da chuva, e sim advém das intervenções e manutenções humanas, evidenciando a incapacidade de medidas preventivas dos territórios e expondo os marcadores sociais extremos e brutais: o racismo ambiental. O racismo atravessa e coloca como alvo aquelas pessoas mais vulneráveis que são suas vítimas ao longo da história. Não haverá justiça ou justiça climática, sem a garantia dos direitos e dignidade. 

Diante de tais cenários, que se repetem de forma cada vez mais severa, nos perguntamos “como e até quando vivenciaremos esses eventos?” Além do sofrimento pelas perdas materiais e imateriais, o luto pelos entes queridos desaparecidos ou mortos, lidamos com o sofrimento mental de experienciar riscos e perdas no dia a dia.

As cenas dos territórios atingidos excedem áreas circunscritas como de risco. As Secretarias de Assistência Social, Saúde, Defesa Civil, dentre outras,  tem se mobilizado para prestar auxílio aos atingidos. Pontos de apoio para acolhimento à população têm sido divulgados, assim como os serviços prestados. É importante estar atento às informações oficiais divulgadas pelas prefeituras.

Assim, o CRP-RJ se mantém firme no apoio, acolhimento e auxílio às vítimas e profissionais atuantes, enfatizando a atuação profissional pautada na ética. Nesse sentido, para os profissionais de Psicologia  que forem atuar  com a população atingida, direta ou indiretamente, salientamos a existência das normativas do CFP para a atuação em Emergências e Desastres.

 

Três publicações contribuem: 

Cartilha Orientações Básicas: http://www.crprj.org.br/site/wp-content/uploads/2023/12/cartilha_emergencias_desastres_2023.pdf

Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas na Gestão Integral em Riscos, Emergências e Desastres http://www.crprj.org.br/…/atuacao-de-psicologas-os-na…/ e o e-book http://www.crprj.org.br/…/possibilidades-da-psicologia…/

Ademais, a Comissão de Psicologia em Emergências e Desastres se coloca à disposição de toda a categoria, da sociedade civil e entidades públicas que necessitem de orientação com relação às práticas psicológicas nesse contexto de crise, através do e-mail: [email protected] 



WhatsApp-Image-2024-01-15-at-10.40.04-AM-300x300.jpeg