Os profissionais de psicologia que desejam participar do processo de construção das Referências Públicas Voltadas para Mulher em Situação de Violência têm até o próximo dia 15 de março para mostrar sua opinião. A participação é aberta a toda a categoria através do site do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop).
Assim como nas demais pesquisas desenvolvidas pelo Crepop, o trabalho junto a mulheres em situação de violência é composto por várias etapas. A construção do documento teve início em 2008, quando foram realizadas pesquisas para construção de referências técnicas preliminares. No último dia 10 de fevereiro (sexta-feira), o auditório do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) recebeu um encontro de consulta pública para o documento.
Na ocasião, dezenas de psicólogos de diversas áreas de atuação e locais de origem debateram as políticas públicas ligadas ao tema a partir da versão preliminar do documento de referência para atuação na área. O grupo que atendeu ao chamado para o encontro presencial discutiu diversos pontos. O objetivo do debate, assim como da participação pela internet, é aprimorar o texto para produção das referências definitivas.
Uma nova versão do documento, que contará com as sugestões apontadas, será devolvida ao grupo participante para nova análise. Após esta etapa do trabalho, a assessoria técnica do Crepop no CRP-RJ encaminhará as sugestões para a direção nacional.
A psicóloga Cristiane Knijnik (CRP 05/39275), conselheira do CRP-RJ, lembra que é fundamental contar com um universo grande e variado de participantes. “Com a manifestação do maior número de pessoas, teremos força para mudar o que não concordamos nesse documento. As sugestões dão legitimidade para que sejam feitas alterações”, afirmou.
As respostas dos psicólogos que participarem da consulta pela internet, assim como os documentos encaminhados pelas representações do Crepop em cada Conselho Regional de Psicologia, servirão para aprimorar o documento. As Referências pretendem estabelecer diretrizes técnicas e orientações coerentes com uma visão de Políticas Públicas e de prática profissional voltadas para o fortalecimento dos direitos e dos ganhos sociais dos envolvidos na questão.
Mais informações disponíveis no site do Crepop INSERIR LINK PARA http://crepop.pol.org.br/, por e-mail ([email protected]) ou por telefone (21 2139-5442).