O Fórum de Saúde do Rio de Janeiro iniciou seu calendário de atividades de 2012 no último dia 31 de janeiro, em encontro realizado no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Contando com a presença de cerca de 40 representantes de entidades da saúde – incluindo o Conselho Regional de Psicologia (CRP-RJ), as discussões foram focadas na definição das ações do (grupo) Fórum para 2012.
As discussões abordaram principalmente a participação da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde (da qual o Fórum fluminense faz parte) no Fórum Temático da Saúde e Seguridade Social, que ocorreu em Porto Alegre, entre 26 e 27 de janeiro e dos próximos passos do Fórum.
“O Fórum Social Temático não trata apenas de questões relativas à saúde, mas o tema ganhou destaque por causa da presença da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde”, frisou o participante Alexandre Pessoa, representante da Associação dos Servidores da Fundação Oswaldo Cruz (Asfoc) no Fórum.
Em 2012, um dos desafios do grupo é fazer com que as entidades dos Fóruns e da Frente disputem espaço no Conselho Nacional de Saúde. “Se vamos entrar no Conselho Nacional de Saúde, como vamos interferir no processo de privatização? O que a gente conseguiu ganhar na Conferência Nacional de Saúde foi através do FENTAS (Fórum de Entidades Nacionais de Trabalhadores da área da Saúde)”, observou a assistente social e professora da Uerj Maria Inês Bravo, uma das coordenadoras do Fórum.
Retomar o trabalho de base e ampliar o diálogo com os servidores e com a população a respeito do processo de privatização da saúde é a próxima tarefa do Fórum para manter sua força e expressividade política. Para tal, é preciso “visitar os hospitais, ir às unidades de saúde para trazer os usuários para os debates”, afirmou Maria Inês.
A psicóloga e colaboradora do CRP-RJ Daniela Albrecht (CRP 05/30760) destacou a necessidade de retomar propostas discutidas pelo Fórum e fazer articulações com outros espaços, como o Fórum de Educação e o Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas. “Temos que retomar a proposta tirada no nosso seminário estadual, de pensar junto a estes espaços de mobilização uma campanha articulada que demonstre que se trata de um mesmo projeto, que se expressa de formas diferentes”, afirmou Daniela.
O próximo encontro do Fórum de Saúde do Rio de Janeiro acontece no próximo dia 3 de março. O local da reunião ainda não foi definido. O site do CRP-RJ seguirá acompanhando as discussões, e divulgará o local, quando for definido.