auto_awesome

Noticias






CFP organiza campanha “Drogas e Cidadania”


Data de Publicação: 2 de fevereiro de 2012


As complexas questões que envolvem usuários de álcool e outras drogas são temas de debates em todo o Sistema Conselhos de Psicologia. Pensando nisso, o Conselho Federal de Psicologia lançou a campanha “Drogas e Cidadania”, que inclui uma série de ações, textos, links e vídeos sobre o tema, reunidos no site http://drogasecidadania.cfp.org.br.

032001~1

A campanha surgiu após deliberação da Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) do Sistema Conselhos em maio de 2011. O site, alimentado pelo CFP em parceria com os Conselhos Regionais de Psicologia (incluindo o CRP-RJ), reúne informações, artigos veiculados na imprensa e outras informações sobre o tema. Além disso, divulga ações relativas à Campanha e os posicionamentos dos Conselhos, não só os de Psicologia, mas outros como os de Serviço Social que também se manifestaram sobre o assunto.

Um dos principais destaques do site é o Manifesto “Drogas – pelo tratamento sem segregação” que conta com um abaixo-assinado. Até o início de fevereiro, o texto já contava com mais de 2.200 assinaturas. O Manifesto está sendo divulgado pela internet, e tem chegado a outras categorias, não apenas aos psicólogos e psicólogas. Visando abrir espaços de diálogo, o site permite que os visitantes interajam, postando comentários e sugestões.

No dia 17 de janeiro teve início a série de cinco vídeos chamada “Drogas e Cidadania”. Novo elemento da campanha sobre o tema, os vídeos serão postados no próprio site até abril. O próximo estará no ar em 25 de fevereiro. O CFP espera que as produções sejam instrumento para que profissionais da psicologia discutam o tema de forma mais profunda.

“O site foi criado para fomentar a discussão, debater as ações e políticas relacionadas às drogas e unificar um posicionamento dos Conselhos sobre as políticas públicas em relação ao assunto. Havia a necessidade aprofundamento no tema”, afirma a psicóloga Fernanda Mendes Lages Ribeiro (CRP 05/31251), conselheira do CRP-RJ e integrante do Grupo de Trabalho (GT) formado na APAF para discutir o assunto.

A psicóloga Heloiza Helena Massanaro (CRP 09/0362), psicóloga e conselheira do CFP, explica que “já havia uma preocupação do Conselho sobre o assunto e uma demanda social também”. A conselheira destaca que é importante contar com a participação efetiva da categoria para que a discussão seja cada vez mais rica e produtiva.



0320011-1-300x107.jpg