Mais uma vez, infelizmente, o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, através de sua Comissão Especial de Psicologia em Emergências e Desastres, se solidariza com a população do município de Angra dos Reis, que encontra-se em estado de emergência em decorrência das fortes chuvas que se iniciaram na noite de 8 de dezembro. Até o momento, são 312 desabrigados e 2 mortos.
A prefeitura da cidade em conjunto com suas Secretarias, entre elas, de Defesa civil, Saúde, Educação e Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania têm se mobilizado para prestar auxílio aos atingidos. Trẽs escolas municipais estão servindo como pontos de apoio aos desabrigados e desabrigadas.
O município registrou 250 milímetros de chuva em apenas 24 horas. Segundo a Defesa Civil, este era o volume esperado para todo o mês de dezembro. Entretanto, na atual conjuntura climática não é mais possível manter um discurso de imprevisibilidade para tais acontecimentos. O “fora do padrão” passou a ser um padrão. Diante de tal cenário, é impossível não se perguntar “até quando passaremos por isso?”.
A Psicologia brasileira e o CRP-RJ se mantêm firmes no apoio, acolhimento e auxílio às vítimas e profissionais atuantes, mas sem perder de vista o pensamento e atuação profissional crítica e ética. As emergências e desastres têm ultrapassado áreas circunscritas como “de risco”.
Às psicólogas que forem atuar nesse momento de crise, o CRP RJ salienta a existência das normativas do CFP para a atuação em Emergências e Desastres.
Dessa forma duas publicações contribuem: Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas na Gestão Integral em Riscos, Emergências e Desastres http://www.crprj.org.br/site/wp-content/uploads/2022/06/rt_crepop_emergencias_e_desastres.pdf e o e-book http://www.crprj.org.br/site/wp-content/uploads/2021/06/ebook_Emergencias_e_Desastres_web.pdf
A Comissão de Psicologia em Emergências e Desastres do CRP-RJ salienta ainda que se mantém à disposição de toda a categoria, da sociedade civil e entidades públicas que necessitem de orientação com relação às práticas psicológicas nesse contexto de crise.
DOAÇÕES E INFORMAÇÕES OFICIAIS
A Defesa Civil e a prefeitura de Angra disponibilizaram os telefones para caso de necessidades: 199 ou (24) 3365-4588
Locais destinados aos desabrigados e desabrigadas até o momento (09/12): Escola Municipal José Luiz Ribeiro Reseck, no bairro do Frade e Escola Municipal Regina Célia, no Morro do Carmo
Locais para doações: Al. Cel. Otávio Brasil, 253 B – Balneário – das 9h às 17h
CRAS Frade – Rua Silva Travassos, 288
ATENÇÃO: Fique atento às informações dos órgãos oficiais competentes e não se coloque em risco.