auto_awesome

Noticias






Seminário Nacional de Direitos Humanos lança Campanha de 2012


Data de Publicação: 13 de dezembro de 2011


Realizado entre os dias 17 e 18 de novembro, em Brasília , o VII Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos, organizado pela Comissão Nacional de Direitos Humanos do Sistema Conselhos (CNDH), marcou o início da Campanha Nacional de Direitos Humanos de 2012: “Em nome da proteção e do cuidado, que formas de sofrimento e exclusão temos produzido?”. A campanha irá promover o debate sobre proteção, cuidado e violência e as comunidades terapêuticas.

O Seminário teve como tema “Drogas: Diretos Humanos e Laço Social”. O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) foi representado pelas psicólogas e conselheiras Carla Boy de Siqueira (CRP 05/26659) e Ana Carla Souza Silveira da Silva (CRP 05/18427), pelas psicólogas e colaboradoras Isabel Costa Lima (CRP 05/31924) e Letícia Costa Barbosa (CRP 05/32708) e pela funcionária Luciene Cristine Pena Oliveira, da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF).

“O CRP-RJ levou para debate a situação da internação compulsória. Demos visibilidade ao assunto e também mostramos o que temos feito no enfrentamento a essa política. Reafirmamos a importância das políticas publicas de saúde construídas nas Conferências, e não o que a gente tem visto que tem sido pensado a partir desse modelo das comunidades terapêuticas, um movimento que envolve violência e segregação de direitos”, comentou Isabel Lima.

Durante o encontro, as representantes do CRP-RJ destacaram os resultados obtidos no Rio de Janeiro na 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos, realizada em setembro, quando foram inspecionadas 68 comunidades terapêuticas em todo o Brasil. “Houve uma reunião com todos os conselhos regionais, e foram colocados os principais impasses e conquistas da inspeção,  além de estratégias para dar prosseguimento a esse trabalho. Até o dia 15 de dezembro cada conselho regional lançará a campanha em seu estado”.

O lançamento da campanha no Rio de Janeiro acontece nesta terça-feira, dia 13, durante o Ato Público contra as Comunidades Terapêuticas, que acontece a partir das 14h, junto às escadarias da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj – Rua Primeiro de Março, s/n, Centro, Rio de Janeiro).