auto_awesome

Noticias






Encontro define questões para evento nacional sobre avaliação psicológica


Data de Publicação: 8 de dezembro de 2011


As discussões do Ano Temático da Avaliação Psicológica do Sistema Conselhos no estado do Rio de Janeiro foram concluídas na última sexta-feira, dia 02 de dezembro. Após sete eventos em diferentes regiões do estado – além de um encontro com representantes de instituições formadoras –, o campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) recebeu um encontro que definiu as propostas que serão levadas ao evento nacional sobre o tema, em março de 2012, em Brasília.

ap1

Primeira mesa contou com representantes dos CRPS de São Paulo e Rio Grande do Sul, além do Rio de Janeiro

ap2

Profissionais se reuniram em plenária final para discutir as propostas

O evento foi aberto com a mesa redonda “Ano temático em debate”, que contou com as psicólogas Alacir Villa Valle Cruces (CRP 06/5508, conselheira do CRP-SP) e Sinara Cristiane Tres Soares (CRP 07/155512, conselheira do CRP-RS). Elas se juntaram ao psicólogo José Novaes (CRP 05/980), representante do Grupo de Trabalho (GT) sobre Avaliação Psicológica do CRP-RJ, em discussão mediada pelo também psicólogo Saulo Oliveira dos Santos (CRP 05/31988), conselheiro do CRP-RJ e membro do GT.

Durante a mesa, foram debatidos aspectos técnicos e éticos da realização de avaliações psicológicas em contextos como a Psicologia do trânsito, seleções para empregos e elaboração de pareceres, entre outros. “Essa não é uma discussão teórica ou apenas técnica. É uma discussão prática. Muitas vezes esquecemos que as discussões teóricas surgem a partir das práticas”, resumiu José Novaes.

Durante a mesa, também foram abordadas questões que foram ao encontro do que foi mapeado durante os eventos regionais, como a finalidade única da avaliação psicológica, independente da área de atuação do profissional; a avaliação para além da aplicação de testes e a avaliação psicológica como função privativa do psicólogo.

Na segunda mesa do evento, psicólogas que atuam em áreas distintas abordaram aspectos específicos. Priscila Gomes Bastos (CRP 05/33804) falou sobre a Psicologia do trânsito, área na qual trabalha. A conselheira Ana Carla Souza Silveira da Silva (CRP05/18427), que atua na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e na Secretaria de Estado do Sistema Penitenciário, abordou assistência social e saúde. Psicologia na Justiça foi o tema principal da fala de Eliana Olinda Alves (CRP 05/24612), do Tribunal de Justiça do estado. A mediação da mesa ficou por conta da psicóloga e conselheira Claudete Francisco de Sousa (CRP 05/35806).

A parte final do encontro foi dedicada à análise e discussão das propostas que foram tiradas dos encontros regionais (que aconteceram no Rio de Janeiro, em Petrópolis, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Volta Redonda e Angra dos Reis). Os profissionais que atenderam ao chamado do CRP-RJ e compareceram ao evento tiveram a oportunidade de avaliar as propostas e colocar outras questões em pauta.

“No geral, o GT avalia que todo o processo dos encontros foi uma aposta do CRP-RJ na construção coletiva de mudanças do fazer profissional. Acreditamos que conseguimos discutir e conversar com a categoria e com estudantes sobre questões políticas que atravessam nosso exercício profissional, e principalmente debater com todos os participantes os principais entraves éticos que perpassam a avaliação psicológica, no sentido de analisarmos os efeitos de nossas práticas”, afirmou Saulo Oliveira.

As propostas mapeadas no Rio de Janeiro serão levadas para o evento nacional que fechará o Ano Temático da Avaliação Psicológica, em Brasília, pelos escolhidos no evento. José Novaes representará o Rio de Janeiro nas discussões do eixo 1, sobre a qualificação e critérios de validação dos instrumentos baseados nos direitos humanos. A psicóloga e também conselheira do CRP-RJ Analícia Martins de Souza (CRP 05/31168) discutirá o eixo 2, sobre as questões da avaliação psicológica e sua relação com as instituições onde o profissional se insere. Já o colaborador Carlos Eduardo dos Santos Nórte (CRP 05/40339) representará o Rio de Janeiro nas questões voltadas para o eixo 3, sobre o contexto da formação profissional.

Foram escolhidos, ainda, os relatores suplentes, todos psicólogos e colaboradores do CRP-RJ. Priscila Gomes Bastos (CRP 05/33804) para o eixo 1, Janaína Sant’Anna Barros da Silva (CRP 05/17875) no eixo 2 e André Rangel de Oliveira Barbosa (CRP 05/19996) no eixo 3.



ap1-300x232.jpg
ap2-245x300.jpg