O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (Sindjustiça-RJ) convoca psicólogos e assistentes sociais de todo o estado, sindicalizados ou não, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 13 de janeiro de 2012, às 17h, na sede do Sindicato (Travessa do Paço, nº 23 – 13º e 14º andares, Centro, Rio de Janeiro). A reunião deve discutir as Equipes Técnicas Interdisciplinares Cíveis (ETICs), o adicional de qualificação e a redução da carga horária para 30 horas. Além disso, será realizada a eleição de um representante de cada categoria – psicólogos e assistentes sociais – para servir de ponte entre os profissionais e o Sindjustiça.
Desde sua adoção, as ETICs têm desgastado psicólogos e assistentes sociais. Atualmente, por conta dessas equipes, alguns profissionais respondem por muitas varas e até comarcas. Segundo o coordenador geral do Sindjustiça, José Carlos Arruda, há profissionais que cobrem até nove comarcas. Além disso, profissionais são obrigados a prestar contas do número de atendimentos para uma avaliação quantitativa de seus trabalhos.
“Muitos profissionais estão realmente insatisfeitos. O Tribunal está vindo com o critério de produtividade, o que é nefasto. Com isso, a qualidade de trabalho cai demais e os psicólogos e assistentes sociais, como bons profissionais que são, estão pedindo a interferência do Sindicato sobre isso”, comentou José Carlos.
Apesar de tudo, o coordenador informou que em meados do ano que vemdeve haver concurso público. “Os psicólogos e assistentes sociais são prioridade. Só que isso ainda deve demorar, e há coisas que não podem esperar tanto tempo assim, por isso as categorias estão se organizando”.
A eleição que será realizada na Assembleia facilitará o trabalho do Sindjustiça junto aos profissionais. “A pessoa passará a ser responsável por filtrar as informações e entender a demanda dos profissionais. Acho que a categoria precisa dessa filtragem por um profissional do meio”, opinou o coordenador. José Carlos ressaltou que é extremamente importante que todos participem da Assembleia. “Esperamos sinceramente que seja uma Assembleia bem ampliada”, concluiu.