O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) vem a público manifestar que, mais uma vez, está ao lado de Marcelo Freixo, antigo companheiro de lutas nos mais diversos campos. O Conselho elaborou um manifesto, disponível aqui. Cada vez mais ameaçado por conta de seu exemplar trabalho na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Freixo se vê obrigado a aceitar convite para deixar o país, em uma infeliz coincidência com os exílios que marcaram a ditadura militar.
Antigo parceiro do CRP-RJ, Freixo participou do VI Seminário de Direitos Humanos, em outubro
Ao indignar-se e denunciar situações como as milícias que dominam bairros da Zona Oeste – com participação de políticos, policiais e militares – ou os abusos e violações de direitos humanos na realização da Copa do Mundo, Freixo acaba por se tornar vítima de sua própria coragem. Apesar das ameaças constantes, porém, o deputado não se deixa abater, e segue trabalhando de forma séria e honesta, cumprindo o que prometeu em suas campanhas.
O CRP-RJ parabeniza o deputado pela forma íntegra, correta e justa com que cumpre seu mandato parlamentar, e registra o apoio em mais esse momento de pressão e ameaças. Na certeza de que o trabalho seguirá sendo feito da melhor forma possível após o retorno ao Brasil, o Conselho se coloca à disposição para, quantas vezes for necessário, levantar bandeiras a favor dos direitos humanos e do respeito à dignidade humana.
Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro
5ª Região