O preconceito racial na sociedade brasileira será o tema da 15ª edição do Espaço Cine Psi da Baixada Fluminense do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), no próximo dia 10 de novembro, das 17h30 às 20h30. O filme “Zumbi Somos Nós”, produzido pela Frente 3 de Fevereiro, que atua em pesquisas e ações referentes à luta contra o racismo, será o pontapé inicial do debate.
“Zumbi Somos Nós” é um documentário de aproximadamente uma hora que propõe uma reflexão sobre o racismo no Brasil contemporâneo e discute a criação de estratégias artísticas para resolver qualquer tipo de questão nesse sentido. O documentário expõe a filosofia da Frente 3 de Fevereiro, que tem projetos artísticos atrelados à cultura negra.
Entre os convidados já confirmados para o debate, estará a psicóloga Maria da Conceição Nascimento (CRP 05/26929), membro da Articulação Nacional de Psicólogos Negros e Pesquisadores (Anpsinep). “Eu espero que as pessoas participem e que a gente possa debater questões da nossa realidade a partir do filme e ver o que um tem em comum com o outro”, disse Conceição.
O professor de História Jorge Luiz Fernandes Dias, membro da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do município de Queimados, também tem presença confirmada. Além de abordar a questão da implementação de ações afirmativas para negros, Jorge pretende falar um pouco da história do movimento negro no Brasil. “Pretendo falar do movimento e da sua evolução. É costume que se fale que o negro foi submisso, mas se considerarmos como o negro veio para o Brasil, e cresceu até os dias de hoje, o negro sempre lutou pela revolução da sua causa”, explicou o professor.
A discussão contará ainda com as psicólogas Roberta Maria Federico (CRP 05/37813), coordenadora do Ponto de Cultura/Observatório Hip Hop de São Gonçalo; e Andris Cardoso Tiburcio (CRP 05/17427), diretora do Centro Municipal de Saúde Dr. Silvio Barboza, do Complexo de Senador Câmara, no Rio.
O espaço Cine Psi é aberto a todos – profissionais e estudantes de outras áreas, que não a psicologia, também são bem vindos. Não é necessário realizar inscrição para participar. A subsede Baixada Fluminense do CRP-RJ fica à rua Sebastião Herculano de Mattos nº 41 – Centro – Nova Iguaçu, perto da estação de trens da cidade.
Sinopse – “Zumbi Somos Nós”:
Flávio Sant’ana era dentista recém formado quando foi morto por policiais militares, na cidade de São Paulo, ao ser confundido com um ladrão. Sem que pudesse ter a chance de argumentar, foi executado por aqueles que deveriam estar protegendo a sociedade. Flávio morreu porque era negro. “Zumbi Somos Nós” evidencia uma postura histórica e trágica da Polícia e do Estado brasileiro em geral: a de tratar o negro sempre de forma desconfiada. O documentário trabalha com a ideia de que, mesmo com a evolução dos Direitos Humanos, a sociedade brasileira permanece extremamente preconceituosa, principalmente em suas organizações públicas.