auto_awesome

Noticias






Profissionais e estudantes se mobilizam para debater a medicalização da educação em Campos


Data de Publicação: 16 de setembro de 2011


Auditório cheio participou do debate

Auditório cheio participou do debate

Foi grande a mobilização em Campos dos Goytacazes para a segunda edição do Cine Debate Itinerante, organizado pela subsede Norte Fluminense do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ). Em um auditório lotado no Hospital Álvaro Alvim, centenas de profissionais e estudantes assistiram o documentário “Medicalização da Vida Escolar” com a presença na mesa das psicólogas e conselheiras do CRP-RJ Helena Rego Monteiro (CRP 05/24180) e Fátima Siqueira Pessanha (CRP 05/9138).

Evento contou com participação das conselheiras Fátima Peçanha e Helena Rego Monteiro

Evento contou com participação das conselheiras Fátima Peçanha e Helena Rego Monteiro

A discussão, que contou com profissionais de diferentes áreas de atuação, como psicólogos, assistentes sociais e educadores, faz parte de uma permanente agenda proposta pelo Fórum de Medicalização da Educação e da Sociedade, do qual o CRP-RJ participa como membro da Secretaria Executiva.

Helena, autora do documentário exibido na sessão, destaca que “iniciativas como essa são muito importantes para levar a outras regiões grandes discussões do Conselho, pois muitas vezes os debates ficam restritos à capital,

Participante do Fórum sobre Medicalização e autora do vídeo, Helena Rego Monteiro debateu o tema com os presentes

Participante do Fórum sobre Medicalização e autora do vídeo, Helena Rego Monteiro debateu o tema com os presentes

dificultando o acesso de estudantes e profissionais de outros locais.

“Fiquei muito feliz ao ver o auditório lotado, e percebo que desde o lançamento do filme, em 2006, nossa luta vem ganhando força, principalmente depois da  criação do Fórum de Medicalização da Educação da Educação e da Sociedade e do Seminário Internacional de Educação Medicalizada, que em novembro chega à segunda edição. A adesão de diversas instituições tem nos mostrado que não estamos sozinhos neste enfrentamento, e que temos parceiros em diferentes países, como Estados Unidos e Argentina. No Seminário, teremos a portunidade de mostrar o acúmulo de discussões que já estão sendo feitas”, destaca a conselheira.

Também participante do debate, a psicóloga e conselheira do CRP-RJ Fátima Siqueira Pessanha (CRP 05/9138) ressaltou a importância da discussão sobre o uso excessivo de fármacos e as relações disso com a subjetividade e a individualidade de cada criança. “O debate foi muito proveitoso. Houve uma grande mobilização dos presentes em prol do enfrentamento da medicalização”, disse Fátima.

A psicóloga destaca ainda a importância do trabalho em rede dos municípios com vistas a erradicar os estigmas escolares, como o do “aluno-problema”. “No documentário que assistimos, por exemplo, na fala do professor, vemos claramente que esses estigmas são uma realidade nas escolas do nosso país, e isso é um efeito devastador cuja causa é a medicalização da vida escolar”, salientou.

O projeto Cine Debate Itinerante realiza sessões em diversos pontos das cidades de atuação da Subsede Norte Fluminense. Acompanhe o site do CRP-RJ, que sempre trará a agenda de encontros atualizada, e participe dos debates!



1-profissionais_estudantes_mobilizam_para_debater_medicalizacao_educacao_campos02-300x225.jpg
2-profissionais_estudantes_mobilizam_para_debater_medicalizacao_educacao_campos01-300x220.jpg
3-profissionais_estudantes_mobilizam_para_debater_medicalizacao_educacao_campos03-300x225.jpg