Uma das discussões mais fomentadas pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), o enfrentamento à medicalização da vida, será o tema da próxima edição do Cine Debate Itinerante da Subsede Norte Fluminense do Conselho, no próximo dia 13 de setembro, das 18h às 20h. O encontro, que acontece no auditório do Hospital Álvaro Alvim, contará com a exibição do curta “Medicalização da Vida Escolar”, elaborado pela psicóloga Helena Rego Monteiro (CRP 05/24180), conselheira do CRP-RJ, que participará do evento.
A estrutura do Cine Debate, que chega à segunda edição em 2011, conta com exibição de filmes e posterior discussão com os presentes. Helena conta que essa não será a primeira vez que o filme será exibido em Campos. “Em outras oportunidades, desde 2007, foram realizados eventos com exibição do vídeo e debate sobre o tema, não só em Campos como em outras cidades”, lembra.
A psicóloga destaca que o debate sobre o tema cresceu muito desde a produção do vídeo, em 2006. “Naquela época éramos apenas vozes esparsas. Hoje há uma articulação nacional unindo o CRP-RJ, o CRP de São Paulo e diversas outras entidades através do Fórum de Medicalização”, destaca.
Para Helena, o Fórum, que em novembro comemora um ano de atuação, deu mais força e visibilidade ao enfrentamento à medicalização. Realizando encontros mensais desde sua fundação, o Fórum prepara o “II Seminário Internacional sobre Educação Medicalizada – Dislexia, TDAH e Outros Supostos Transtornos”, que acontece de 11 a 14 de novembro, em São Paulo. “A exibição do vídeo no Cine Debate faz com que o tema chegue a um número ainda maior de pessoas”, avalia a conselheira.
A comissão gestora da subsede Norte Fluminense do CRP-RJ espera repetir o sucesso da última edição do Cine Debate, quando cerca de 130 pessoas, entre profissionais e estudantes de diversas áreas acompanharam a exibição do documentário “Bagaço” e participaram de discussão sobre trabalho escravo e outras temáticas relacionadas.
A sessão do dia 13 acontece no auditório Honor Sobral, localizado no Hospital Álvaro Alvim (Rua Barão da Lagoa Dourada, 409, centro de Campos). A entrada é gratuita, e não é necessária inscrição prévia. Serão emitidos certificados de participação. Para maiores informações, entre em contato por telefone (22 2728-2057) ou e-mail ([email protected]).