O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) vai participar da IV Jornada de Psicologia do Centro Universitário Celso Lisboa (UCL), que acontece nos dias 25 e 26 de agosto. O psicólogo e conselheiro do CRP-RJ Saulo Oliveira dos Santos (CRP 05/31988) vai representar o Conselho na mesa redonda “Avaliação Psicológica: Laudos e Pareceres na Clínica e na Justiça”, que abordará o papel da avaliação psicológica em processos jurídicos.
Saulo, que é membro do grupo de trabalho do CRP-RJ sobre o Ano Temático da Avaliação Psicológica, afirma que a avaliação deve contextualizar o indivíduo o mais amplamente possível, em vez de apenas “descobrir” alguma doença ou transtorno. “A proposta do grupo de trabalho e do CRP-RJ é problematizar com a categoria e com os estudantes que a avaliação psicológica não se restringe apenas ao diagnóstico da situação para que foi requisitado, mas sim que seja uma ferramenta que vá além da psicometria e do psicodiagnóstico e que envolva elementos como a relação indivíduo/sociedade, economia, cultura, entre outros subsídios que constituem a subjetividade da pessoa no momento da avaliação”, esclarece.
O conselheiro destacou a importância de a avaliação psicológica ser discutida em evento de instituição de ensino. “Precisamos abordar com os estudantes como essa temática é um processo complexo e que envolve os direitos humanos, para além do diagnóstico unicamente, tendo em vista as repercussões que podem ser produzidas na vida dos envolvidos a partir do documento produzido”, complementa.
Sobre a escolha por abordar o tema da avaliação psicológica em processos jurídicos, o conselheiro ressaltou que “a demanda pela avaliação psicológica está ultrapassando a atuação do profissional lotado no sistema de justiça. Psicólogos que trabalham na área clínica estão sendo cada vez mais requisitados pelas partes envolvidas para emitirem laudos e darem pareceres nestas ações. Por isso, também, se deu a escolha pelo Sistema Conselhos do tema para o ano temático”.
Além do conselheiro, participarão da mesa o psicanalista Eduardo Ponte Brandão (CRP 05/19970), que atua na área clínica, e José Eduardo Menescal Saraiva (CRP 05/23758), representante da Coordenação Psicologia do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). A mediação fica por conta de Silvia Ignez Ramos (CRP 05/28424), professora da Celso Lisboa. Os estudantes serão convidados a participar do debate.
A mesa redonda acontece no dia 26, das 19h às 21h. O campus do Centro Universitário Celso Lisboa fica na Rua 24 de Maio, 797, Engenho Novo (Rio de Janeiro). Os participantes do evento receberão certificados, e o credenciamento poderá ser feito no local. A programação completa do evento está disponível no site www.celsolisboa.com.br.